Magistrados podem se inscrever para o curso “Pílulas de conhecimento”, sobre o sistema SAJ/PG5

Até o dia 15 de março, estão abertas as inscrições para o curso Pílulas de conhecimento, sob a coordenação da diretora de Capacitação-STI 8, Ana Lúcia Negreiros, gestora do Projeto Justiça Bandeirante. 

O curso é composto de nove vídeo-aulas, com carga horária total de 50 minutos. O acesso será disponibilizado no ambiente virtual Moodle, de 20 de março a 18 de maio (60 dias), sem restrição de horário. 

As inscrições são gratuitas e exclusivas para magistrados de 1ª instância do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.  

Inscrições: os interessados deverão preencher  ficha de inscrição diretamente no site da EPM. Após o envio da ficha, será automaticamente remetido e-mail confirmando a inscrição. Não é necessário efetivar matrícula. 

Os inscritos deverão aguardar comunicado com mais informações sobre o acesso, que será enviado para o e-mail institucional informado na ficha de inscrição. 

Objetivos: apresentar aos magistrados noções básicas sobre os conceitos do processamento eletrônico que deram base à construção do fluxo de trabalho por atas do sistema SAJ/PG5 para a busca da automatização das atividades gerais, demonstrando os principais recursos deste fluxo para o melhor desempenho e gerenciamento do acervo de processos.

 

Metodologia: apresentação do conteúdo por vídeo-aulas denominadas “pílulas de conhecimento”, as quais encerram um conteúdo específico e independente cada, mas correspondentes entre si em seu agrupamento.

 

Certificação: farão jus ao certificado de participação do curso, aqueles que concluírem a visualização de todas as aulas.

 

Programação:

 

 

Tema

Conteúdo programático

Conceitos do processamento eletrônico

Este primeiro vídeo de uma série introdutória, apresenta a lógica do processamento eletrônico baseado em um ciclo de atividades, no qual é possível a construção do fluxo de tramitação dos processos e a busca de maior automatização de cada etapa, com destaque para a automatização de documentos pela configuração de atos, um dos principais recursos do sistema.

Conceito do fluxo de trabalho no SAJ

Neste vídeo, o ambiente de tramitação dos processos eletrônicos - o fluxo de trabalho - é apresentado em seus principais recursos e a distinção do comportamento de processos e de documentos neste sistema, bem como a importância da vinculação dos atos aos documentos como fator de impulsão dos processos no fluxo.

Conceito do processo eletrônico

A aula que fecha os conceitos introdutórios apresenta cada uma das partes que compõem o processo eletrônico: A pasta digital que comporta os documentos e os dados do processo, o qual contém todos os registros da movimentação de cada processo, bem como a relação deste sistema de apresentação do processo com o fluxo de tramitação.

Configuração de modelos no SAJ

Nesta aula é apresentada a prática da construção de um modelo de documento no sistema e a vinculação dos atos a ele, fazendo a distinção das categorias de documentos principais e acessórios, bem como a possibilidade de inserção de campos de mesclagem ao documento como forma de aproveitamento de dados processuais cadastrados no sistema ao corpo do texto.

Uso do recurso dos filtros

O vídeo apresenta o funcionamento dos principais filtros existentes no sistema que possibilitam a personalização e melhor tratamento dos dados apresentados nas filas de trabalho do fluxo eletrônico.

Gerenciamento das filas de trabalho

Esta aula demonstra, a partir do padrão de comportamento dos processos e documentos no fluxo de trabalho, a identificação das principais atividades de tramitação dos processos eletrônicos.

Assinatura de documentos em unidades híbridas

A série de vídeos denominada "O mundo híbrido", são apresentadas as diferenças de tratamento do sistema de algumas atividades realizadas nos dois formatos de processamento: físico e digital. Neste vídeo, é explicado o porquê da distinção para assinatura de documentos em processos físicos e eletrônicos.

Agenda eletrônica de audiências

Uma das ferramentas que o sistema SAJ oferece que possibilita o agendamento das audiências e faz o aproveitamento destes dados para a expedição de documentos e formação de relatório estatístico. Esta pílula de conhecimento mostra a sua configuração – a configuração de sala - e demonstra como a agenda pode ser utilizada.

Alguns pontos sobre o gerencial da vara

O gerencial da vara é um dos relatórios produzidos pelo SAJ/EST e pode ser extraído pelo SAJ/PG5. Considerando o histórico de migração de dados de diferentes sistemas, a sua atualização constante é imprescindível para a consolidação das informações fornecidas. Nesta pílula de conhecimento são apresentadas algumas formas de leitura e manuseio do relatório para a sua melhor compreensão.

 

LS (arte)

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP