EJUS realiza a palestra ‘Literatura e Direito’

Exposição foi ministrada por Aurora Seles.

 

A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) promoveu ontem (10), em sua sede, a palestra Literatura e Direito, proferida pela professora Aurora Seles, bacharel em Jornalismo, especialista em Psicologia, pós-graduada em Marketing e Comunicação Publicitária, graduanda em Direito e pós-graduanda em Culturas e Etnias. O evento foi coordenado pela servidora Edna Maria de Andrade, coordenadora da Escola Paulista da Magistratura (EPM).

 

Em sua exposição, Aurora Seles contextualizou quinze obras, quatro do escritor português Eça de Queiroz e onze de escritores nacionais, dentre eles a ucraniana naturalizada brasileira Clarice Lispector. Foram analisadas, entre outras, as obras O Primo Basílio, de Eça de Queiroz; Senhora, de José de Alencar; Capitães da Areia, de Jorge Amado; e Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus.

 

Em seguida, Aurora Seles abriu espaço para participação do público, com o objetivo de correlacionar o conteúdo exposto à perspectiva do Direito. Os participantes refletiram com a expositora a respeito do contexto sociocultural e político das narrativas, que em alguns casos possuem grandes semelhanças com a realidade atual.

 

A professora chamou a atenção também para mudanças na arte das capas e diagramação com o tempo, mas frisou que o essencial está dentro do livro. “Esta imersão pelo mundo da Literatura é muito singular. É possível viajar para vários continentes em uma semana sem sair de casa. E em relação ao Brasil, quantas coisas não descobrimos por meio dos livros? Eu descobri muita coisa agora, como continuarei a descobrir”, finalizou.

 

LS (texto) / EA (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP