21/10/08: EPM comemora "Semana do Livro e da Biblioteca"

EPM comemora "Semana do Livro e da Biblioteca"

 

Para marcar a "Semana do Livro e da Biblioteca" (20 a 27 de outubro), a Escola Paulista da Magistratura apresenta a exposiçãoOrigens do Livro” e prepara a ampliação do espaço físico e do acervo da Biblioteca da EPM, que deverá ser transferida do 2º para o 5º andar do prédio da Rua da Consolação.

 

“Origens do Livro”

 

A exposição "Origens do Livro", montada no saguão do  2º andar da Escola pelo Museu do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, está aberta à visitação até o dia 28 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas. A mostra apresenta a evolução do livro, desde as primeiras inscrições feitas pelo homem – no barro, há cerca de seis mil anos –, passando pela criação do papiro e do pergaminho, até chegar à criação da prensa tipográfica e do livro impresso.

Segundo a diretora técnica de serviço do Museu, Elisabete Regina Martins Pires, a exposição foi montada, originariamente, no “Salão dos Passos Perdidos” do Palácio da Justiça, em 2007, sendo aberta, em conjunto, com uma mostra de cerca de cem obras de desembargadores do Tribunal de Justiça. “A idéia foi contar a evolução do livro, desde a época da Mesopotâmia, até chegar à publicação do primeiro livro, no Brasil. Para isso, fizemos uma pesquisa histórica e desenvolvemos réplicas, para ilustrar as diferentes fases”, explica Elisabete, revelando que foi aproveitada até uma antiga prensa tipográfica do Tribunal de Justiça.

Biblioteca da EPM deverá ser ampliada, em breve

Com cerca de nove mil volumes, a Biblioteca da EPM deverá, em breve, ampliar seu acervo e serviços. Para isso, contará com novas instalações, sendo transferida para o 5º andar do prédio da EPM - atualmente, a Biblioteca funciona no 2° andar.

Vinculada à Biblioteca Central do Palácio da Justiça, a Biblioteca da EPM conta com três funcionários: Rosemeire Vieira da Costa, Sônia Regina Moreno e João Takanori Mizukami.

 

Além de livros jurídicos, o acervo é composto de fitas de áudio e vídeo, CDs e DVDs, em que estão registradas palestras promovidas pela Escola. Também estão disponíveis diversas obras raras, bem como a coleção completa das publicações da EPM (Informativo InterAÇÃO/Magistratura, revista Diálogos & Debates, Cadernos Jurídicos e Revista da EPM).

A Biblioteca conta, ainda, com um espaço dedicado a estudos (abaixo) e um terminal de acesso à Internet – já está prevista a disponibilização, no site da EPM, da consulta ao catálogo de obras.

A Biblioteca está aberta a todos os funcionários do Tribunal de Justiça e funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 9 às 21 horas (fone: 3259-5611).

 

 

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP