14/10/08: Curso de Aperfeiçoamento/Vitaliciamento para os juízes do 178º e do 179º Concursos de Ingresso na Magistratura tem início

Escola promove Curso de Aperfeiçoamento/Vitaliciamento para

juízes do 178º e do 179º Concursos de Ingresso na Magistratura


 
No dia 13 de outubro, a Escola Paulista da Magistratura iniciou o Curso de Aperfeiçoamento/Vitaliciamento para os juízes aprovados no 178º e no 179º Concursos de Ingresso. Realizado no período noturno, por meio de videoconferência, o curso versa sobre as inovações da legislação penal e processual penal, sobre a legislação eleitoral e sobre o sistema dos Juizados Especiais. 

No início da transmissão, o diretor da EPM, desembargador Antonio Rulli Junior, recordou o sucesso alcançado com o primeiro curso de Aperfeiçoamento/Vitaliciamento da Escola, promovido, de 21 a 25 de julho passado, para os juízes do 177º Concurso. Ele explicou que esses cursos atendem às exigências da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que, por meio da Resolução nº 2/2007 e da Instrução Normativa nº 2/2008, determinou que, para obter o vitaliciamento, os juízes substitutos devem frequentar, com aproveitamento, cursos de aperfeiçoamento com, no mínimo, 30 horas/aula semestrais ou 60 horas/aula anuais.

 

O desembargador Rulli Junior, explicou ainda, que a avaliação, regulamentada pela Instrução Normativa nº 1/2008, será feita por disciplina e expressa mediante os conceitos: “ótimo”, “bom”, “regular” ou “insuficiente”. "Duas semanas após o término do curso, os senhores deverão encaminhar, por e-mail, um relatório sucinto sobre as atividades desenvolvidas, que será submetido à apreciação da Escola, responsável pela avaliação", observou, acrescentando que o resultado será encaminhado pela EPM à Corregedoria Geral da Justiça e à Enfam, para homologação.

Na seqüência, o juiz Edison Aparecido Brandão, secretário-geral da EPM e coordenador da transmissão, também recordou o êxito do primeiro curso e destacou o pioneirismo da Escola na realização de cursos a distância para magistrados. “Com o sucesso alcançado, a EPM tem sido procurada por diversas escolas de magistratura do País para realizar, em conjunto, os cursos exigidos pela Enfam”, ressaltou, lembrando que a coordenadoria está à disposição dos juízes substitutos.

 

Legislação penal e processual penal, eleitoral e Juizados Especiais

 

A programação teórica será a mesma do curso ministrado para os juízes do 177º Concurso de Ingresso, tendo início com as palestras “Processo penal e graus de criminalidade”, proferida pelo juiz Cláudio do Prado Amaral, e “Perspectivas atuais de princípios penais”, a cargo do desembargador José Raul Gavião de Almeida.

     

 Na sequência, o juiz Ricardo Cunha Chimenti profere a aula “Os Juizados Especiais Cíveis - Aspectos gerais e suas contribuições para o processo comum”.

          

 A primeira parte da análise da legislação eleitoral ficará a cargo do juiz Waldir Sebastião de Nuevo Campos (“Organização e funcionamento da Justiça Eleitoral”) e do professor Paulo Henrique dos Santos Lucon (“Ações impugnativas”).   

Em seguida, será discutido o cotidiano dos Juizados Especiais com palestras do desembargador Vanderci Álvares (“Dinâmica profissional e perspectivas dos Juizados Especiais”) e do professor Fábio Pacheco Dutra, que apresentou o tema “Organização Cartorária”.  
Dando continuidade ao estudo da legislação eleitoral, serão apresentadas palestras dos juízes Cláudio Luiz Bueno de Godoy (“Propaganda eleitoral”) e Marco Antonio Martin Vargas (“Prestação de Contas”).   
Prosseguindo no tema dos Juizados Especiais Cíveis os juízes José Luiz Germano e Ronaldo Frigini analisam o tema “Questões polêmicas de Direito Material nos Juizados Especiais”.
 Na sequência, será discutida a legislação penal eleitoral, com palestra do desembargador Walter de Almeida Guilherme, vice-presidente do TRE/SP e corregedor regional eleitoral (“Processo Penal Eleitoral”). As alterações nos procedimentos do Tribunal do Júri serão analisadas pelo juiz Wagner Roby Gidaro (“A nova Lei do Júri”).
O encerramento do curso contará com palestras das juízas Maria do Carmo Honório (“Recursos no sistema dos Juizados Especiais e no sistema comum”) e Daniela Nudeliman (“A execução nos Juizados Especiais Cíveis e seu paralelo com o sistema comum”).



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP