17/09/08: Desembargador Alberto Antonio Zvirblis profere palestras para os juízes formadores

Alberto Antonio Zvirblis profere palestras no curso de formação de formadores


 

No dia 16 de setembro, o desembargador e professor Alberto Antonio Zvirblis foi o palestrante do “Curso de Formação de Formadores” da Escola Paulista da Magistratura. Coordenado pelo desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa, o curso é voltado para os juízes formadores da EPM e é realizado por meio de videoconferência, possibilitando aos participantes o envio de questões por e-mail. Além dos inscritos do Estado de São Paulo, participam, também, magistrados do Estado de Tocantins.

Inicialmente, o desembargador Alberto Antonio Zvirblis discorreu sobre o tema “Filosofia: Liberdade, igualdade, cidadania e judicidade”. Ao começar sua palestra, salientou que o ponto principal da questão em discussão é a liberdade, pois dela decorrem a igualdade, a cidadania e a juridicidade. Entretanto, frisou que não há hierarquia entre a liberdade e a igualdade: “Não há liberdade sem igualdade ou igualdade sem liberdade”, ponderou (clique aqui para acessar a palestra na íntegra).

 

Na segunda parte da aula, o desembargador ministrou a palestra: “Justiça como eqüidade, de John Rawls”, salientando que o pensamento de John Rawls está de acordo com os métodos alternativos de solução de conflitos, como a mediação e a conciliação, e com o Código de Defesa do Consumidor (clique aqui para acessar o conteúdo da aula).

 

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP