18/08/08: Evento da EPM comemora os 60 anos da proclamação da “Declaração Universal dos Direitos Humanos”

Defesa dos direitos humanos e inclusão social dos deficientes físicos são discutidas no Curso de Iniciação Funcional da EPM

 
No ano em que se comemoram os 60 anos da proclamação da “Declaração Universal dos Direitos Humanos” pela Assembléia Geral das Nações Unidas, a EPM promoveu, no dia 18 de agosto, um debate sobre a questão dos direitos humanos no Curso de Iniciação Funcional para os juízes aprovados no 180º Concurso de Ingresso na Magistratura.

O tema foi apresentado pelo desembargador Antonio Carlos Malheiros e pelos advogados Antonio Rulli Neto e Thays Martinez e fez parte da programação da área especial do Curso de Iniciação Funcional, coordenada pelo desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin.

 "Reinclusão" social

Deficiente visual desde os quatro anos de idade, a advogada Thays Martinez destacou em sua palestra a necessidade da “reinclusão” social dos deficientes físicos e relatou as dificuldades que enfrentou como estudante e durante sua carreira. Em 2000, ela entrou com uma ação contra o Metrô de São Paulo, obtendo autorização, por meio de liminar, para usar o transporte com seu cão-guia, Boris, uma vez que o regulamento interno do Metrô impedia a entrada de animais. A liminar foi confirmada apenas em abril de 2006, em decisão da 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Thays Martinez ressaltou a importância da atuação do magistrado na inclusão social e na melhoria da qualidade de vida dos deficientes físicos. “Vocês podem mudar uma cultura e contribuir para que a inclusão aconteça”, disse aos novos juízes.

 

 

 




O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP