23/07/08: Professores Pedro Kassab e Joaquim Pedro Villaça de Souza Campos são condecorados na EPM

Professores Pedro Kassab e Joaquim Pedro Villaça

de Souza Campos são homenageados na EPM


 
O desembargador Pedro Luiz Ricardo Gagliardi condecora o professor
Pedro Salomão José Kassab com a “Medalha do Mérito Acadêmico” 

No dia 23 de julho, os professores Pedro Salomão José Kassab e Joaquim Pedro Villaça de Souza Campos foram condecorados na Escola Paulista da Magistratura com a “Medalha do Mérito Acadêmico”, criada pela EPM para homenagear aqueles que se distinguiram por seus méritos e relevante contribuição ao estudo e ao ensino do Direito.

 

A solenidade de entrega da comenda foi presidida pelo desembargador Antonio Rulli Junior, diretor da EPM, e teve a participação dos desembargadores Pedro Luiz Ricardo Gagliardi, vice-diretor, e Roque Antonio Mesquita de Oliveira, presidente em exercício da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e coordenador da área cível do Curso de Iniciação Funcional.

Roque Antonio Mesquita de Oliveira, Pedro Luiz Ricardo Gagliardi, Antonio Rulli Junior
Pedro Salomão José Kassab e Joaquim Pedro Villaça de Souza Campos

Ex-presidente do Conselho Estadual da Educação, o professor Pedro Kassab é médico, tendo presidido a Associação Médica Mundial e a Associação Médica Brasileira (AMB). É diretor do Liceu Pasteur e decano do Conselho de Ética do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar), como representante dos consumidores. 

 

Também integrante do Conselho Estadual da Educação, o professor Joaquim Pedro Villaça de Souza Campos é sociólogo e docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (Fadisp). Foi professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e membro do Conselho Universitário.

     Na abertura da cerimônia, o desembargador Rulli Junior enalteceu a trajetória profissional dos homenageados e os esforços de ambos para o aperfeiçoamento do sistema educacional do Estado de São Paulo. “Essa homenagem, embora singela, traduz o reconhecimento da Escola Paulista da Magistratura ao trabalho desenvolvido pelos professores Pedro Kassab e Joaquim Pedro Villaça de Souza Campos, durante suas carreiras, em prol da qualidade de ensino de nosso Estado”, ressaltou o diretor da EPM.

 

Em seguida, o desembargador Pedro Luiz Ricardo Gagliardi chamou a atenção para o “espírito bandeirante”, característica dos paulistas empreendedores, que os homenageados sempre demonstraram em suas vidas, em particular em seu empenho como educadores. “O professor Pedro Kassab apresenta uma virtude, rara, nos dias de hoje, de passar pela vida pública de ‘mãos limpas’, que é o ideal também buscado pelo magistrado, em sua carreira. Da mesma forma, o professor Joaquim Pedro Villaça de Souza Campos, que nos traz o exemplo do educador”, salientou o vice-diretor da EPM.

Ao agradecer a homenagem, o professor Pedro Kassab elogiou o trabalho desenvolvido pela EPM no campo do ensino jurídico, destacando a atuação da Escola na área de pós-graduação. “O valor de uma instituição é medido pela qualidade de seus representantes e, no caso do Poder Judiciário do Estado de São Paulo, é a Escola Paulista da Magistratura que responde por essa qualidade, ao promover o aprimoramento constante de seus integrantes. Por meio da Escola, a experiência e o conhecimento acumulado pelos magistrados, no decorrer de suas carreiras, pode ser transmitido aos juízes ingressantes e aos demais profissionais do Direito”, ressaltou.

Pedro Luiz Ricardo Gagliardi, Joaquim Pedro Villaça de Souza Campos e Andrea Luis

O professor Joaquim Pedro Villaça de Souza Campos também enalteceu o padrão seguido pela EPM no campo do ensino jurídico e chamou a atenção para o início da utilização do sistema de videoconferência nos cursos da Escola: “Não é apenas pela qualidade do ensino praticado – que se verifica nos conteúdos programáticos e nível dos docentes – que a Escola se destaca, mas também pela aplicação das novas tecnologias à educação. Após as diversas palestras, realizadas nos últimos dois anos, por meio de videoconferência, a Escola começa, agora, a utilizar esse sistema para o oferecimento de cursos de aperfeiçoamento para juízes. Dessa forma, o jovem magistrado que está no interior do Estado ou, até mesmo em outros Estados, tem acesso ao conhecimento disponibilizado na sede da Escola”, afirmou.

No encerramento da cerimônia, o desembargador Roque Mesquita declarou sua satisfação em participar da condecoração aos professores Pedro Kassab e Joaquim Pedro Villaça de Souza Campos: “Em nome da Apamagis, parabenizo a direção da Escola pela iniciativa de prestar essa merecida homenagem, que me deixa especialmente gratificado, porque todos nós, aqui presentes, somos educadores”, concluiu.

                              


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP