Curso de formação de instrutores da oficina de parentalidade é realizado em Assis

Curso é organizado pela EPM e pelo Nupemec.

 

Nos dias 27 e 28 de abril, foi realizado no Fórum de Assis o Curso de formação de instrutores da Oficina de Parentalidade e Divórcio, promovido pela Escola Paulista da Magistratura (EPM) e pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJSP (Nupemec).

  

As aulas foram ministradas pela juíza Vanessa Alfiero da Rocha, coordenadora do curso, pela psicóloga judiciária Cristina Palason Moreira Cotrim e pela psicóloga e mediadora familiar Fabiana Cristina Aidar da Silva.

  

O curso teve 130 inscritos, entre magistrados, psicólogos, assistentes Sociais, funcionários do TJSP, procuradores, conciliadores, mediadores, advogados e pedagogos. A juíza Mônica Tucunduva Spera Manfio, diretora do Fórum de Assis, foi uma das alunas, juntamente com juízes de comarcas da região. 


A programação apresenta uma visão geral do conceito da Oficina de Parentalidade, inspiração, metodologia, objetivos e recursos utilizados nas oficinas de pais, crianças e adolescentes e seus resultados práticos, forma de recrutamento e formação dos grupos, além de conceitos e formas de alienação parental, comunicação não violenta e empatia. Os participantes farão ainda um estágio em cinco oficinas e serão inscritos no Cadastro Nacional do CNJ. 

 

Na abertura dos trabalhos, Vanessa Alfiero explicou que o objetivo do curso é formar pessoas para viabilizar a realização de oficinas de modo permanente nos Estados. “Vamos abordar a Oficina de Parentalidade como importante instrumento para a propagação da cultura de paz, com o intuito de mostrar que não é apenas mais uma metodologia, mas uma tecnologia”, declarou.  

 

Oficina de Parentalidade 

 

A Oficina da Parentalidade, também chamada Oficina de Pais e Filhos, teve início na comarca de São Vicente, em São Paulo, e foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Recomendação nº 50/2014 como política pública na resolução e prevenção de conflitos familiares. Foi recepcionada como método adequado de solução de conflitos pelo (Nupemec e inserida nas práticas dos Cejuscs, por meio do Provimento CSM 2327/2016. 

 

O trabalho visa a harmonização e a estabilização das relações familiares, e tem, entre seus objetivos principais, instrumentalizar  as famílias que enfrentam conflitos relacionados à parentalidade dissociada da conjugalidade, para benefício de todos os seus integrantes; empoderar os pais para que eles possam protagonizar a solução de seus próprios conflitos, sem a necessidade de intervenção constante do Judiciário; prevenir a alienação parental; buscar uma comunicação aberta e construtiva entre os pais e entre estes e os filhos; fornecer aos pais informações úteis acerca das questões jurídicas em que estão envolvidos; transmitir confiança aos pais em relação ao Judiciário; proporcionar aos filhos um ambiente seguro para a expressão das emoções e transmitir-lhes estratégias para superarem as dificuldades inerentes a esta fase de transição familiar. 

 

Em Assis, a Oficina de Pais e Filhos funciona desde abril de 2014, sob a coordenação da juíza Mônica Tucunduva. Conforme salientado por ela, a Oficina “tem apresentado resultado maravilhoso e extremamente satisfatório às famílias participantes e colaboradores”. 

 

Com informações e fotos da administração do Fórum de Assis.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP