SPI e Justiça Bandeirante promovem curso para implantação do Cartório do Futuro no Foro Regional do Jabaquara

Curso foi realizado na EPM para magistrados e servidores.

 

Foi concluído ontem (11), na EPM, o Curso para implantação da Unidade de Processamento Judicial - UPJ - 1ª a 6ª varas cíveis do Foro Regional do Jabaquara, promovido pela Secretaria de Primeira Instância (SPI) e Projeto Justiça Bandeirante para magistrados e servidores que atuam naquele foro regional.

 

O curso teve como objetivo a capacitação teórica e prática sobre as mudanças necessárias para a implementação da nova unidade de processamento judicial, conhecida como “Cartório do Futuro” que irá atender da 1ª à 6ª varas cíveis do Foro Regional do Jabaquara, marcada para o próximo dia 23 de maio.

 

A programação teve início na segunda-feira (8), com atividades voltadas para servidores lotados nos gabinetes. No dia seguinte, foram treinados os responsáveis pela movimentação processual. No dia 10, as palestras foram direcionadas àqueles que atuam com cumprimento digital.

 

No último dia (11), ocorreram palestras na parte da manhã para os servidores que atuam diretamente com atendimento ao público, ministradas pela coordenadora da SPI 4.4, Maria Luísa Thomaz, e pelo supervisor de serviço da SPI 4.4.1, Efrem Jose Carlos Nogueira.

 

Na parte da tarde, o curso foi ministrado aos magistrados que atuam nas varas cíveis que serão atendidas pela nova UPJ, com apresentação de procedimentos e dicas do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) para auxiliar na otimização das tarefas. As exposições ficaram a cargo da supervisora de serviço da SPI 4.2.1, Renata de Oliveira Germano Payão, e do analista da Softplan, empresa responsável pelo desenvolvimento do SAJ, Clayton Gueiros.

 

A juíza assessora da Corregedoria Geral da Justiça Ana Rita de Figueiredo Nery, representando o corregedor-geral, ressaltou que a UPJ tem servido de inspiração para outros tribunais do país e exaltou sua instituição no Foro Regional do Jabaquara. “O Cartório do Futuro é um modelo de gestão diferenciada que repercute positivamente não só para os jurisdicionados, mas que atende a uma necessidade nacional, pois torna a Justiça mais célere, com custos tendencialmente menores, e responde ao anseio da população de uniformização de procedimentos, de previsibilidade e de atuação estratégica dentro daquilo que o SAJ nos permite”.

 

O secretário da SPI, Pedro Cristóvão Pinto, exaltou a expansão do projeto para além das unidades do Foro Central. “O volume de UPJs que estamos instalando é grande e estamos partindo, também, para o interior”, salientou, esclarecendo que são realizados estudos para avaliar quais unidades judiciárias são viáveis para receber o Cartório do Futuro, com base no número de servidores e de processos físicos existentes.

 

A coordenadora da SPI 5.2, Vanessa Cristina Martiniano Vicentini, acrescentou que o curso é pioneiro, pois não foi promovido treinamento nesses moldes para os magistrados e servidores que atuam nas demais UPJs.

 

Também participaram dos trabalhos a secretária de Tecnologia da Informação do TJSP, Roseli Padilha Castilho, e a diretora da STI 8, Ana Lucia da Costa Negreiros, gestora do Projeto Justiça Bandeirante.

 

FB (texto e fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP