Perspectivas norte-americana e brasileira do Direito Concorrencial e da propriedade intelectual são debatidas na EPM

David Olson e Roberto Pfeiffer foram os palestrantes.

 

No último dia 12, foi realizado na EPM o debate Direito Concorrencial e propriedade intelectual, com exposições dos professores David Olson, da Boston College Law School, e Roberto Augusto Castellanos Pfeiffer, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. O evento foi mediado pelo juiz Marcus Vinicius Kiyoshi Onodera, coordenador de Cursos e Convênios Internacionais da EPM (a gravação pode ser acessada pelos magistrados na Central de vídeos do site da Escola).

 

Marcus Onodera agradeceu e saudou a presença dos professores convidados e salientou que o tema em discussão desperta cada vez mais interesse entre os profissionais do Direito no Brasil.

 

David Olson também agradeceu a oportunidade de debater o tema na EPM e de conhecer a perspectiva brasileira. Em sua exposição, “Competition law and Intellectual Property rights: an internet of the things approach”, ele destacou alguns casos apreciados atualmente pela Suprema Corte dos Estados Unidos, nos quais se discute o esgotamento de copyright e de patentes de propriedade industrial (patent exhaustion), por ocasião da venda dos produtos patenteados.

 

Ele analisou a questão em relação à venda de bens digitais, softwares para produção musical e “internet das coisas”, tecnologia que possibilita interconectar e conectar à internet produtos eletrônicos domésticos, máquinas industriais e meios de transporte, entre outros.

 

Na sequência, Roberto Augusto Castellanos Pfeiffer discorreu sobre o tema “Relação entre o direito da propriedade intelectual e o direito da concorrência”, discutindo as principais vertentes acadêmicas e consequências práticas do debate (confira a íntegra da palestra).

 

Visita

 

No dia anterior (11), David Olson, visitou a EPM, acompanhado pelo juiz Marcus Onodera. Na oportunidade, ele foi recebido pelo diretor da EPM, desembargador Antonio Carlos Villen, e conheceu as dependências da Escola.

 

FB (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP