Inteligência financeira é tema de palestra da EJUS

Palestra foi ministrada por Daniela Godinho.

 

A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) promoveu hoje (28), em sua sede, a palestra Inteligência financeira – finanças pessoais e comportamentais. A exposição foi feita por Daniela Godinho, graduada em Economia Doméstica, especialista em Psicanálise e Psicologia Econômica e em Gestão Cultural e Organização de Eventos e mestranda em Psicanálise Clínica.

         

Daniela Godinho explicou inicialmente que a educação financeira possui três pontos essenciais: o equilíbrio entre a receita e as despesas; o fundo de reserva (fundo emergencial); e os investimentos e sonhos. E ressaltou que os passos devem ser seguidos nessa ordem.

         

A palestrante observou que na maioria das famílias, há uma inversão de valores, com priorização de gastos supérfluos, sobretudo por meio de utilização de crédito. Por isso, é preciso pensar a longo prazo e diferenciar o que representa uma necessidade de gasto mensal e o que pode ser adquirido posteriormente e com planejamento.

         

Nesse sentido, Daniela Godinho apresentou um programa de educação financeira chamado ADMA, metodologia criada por ela que se divide em quatro passos e tem por objetivo a conscientização e o acompanhamento da vida financeira pessoal e familiar.

         

O primeiro passo, denominado “Acordar”, refere-se à necessidade de compreender a situação financeira atual e estar aberto à vontade de crescer. O segundo passo, “Diagnosticar”, compreende a ideia de criar um orçamento doméstico para saber claramente como funciona o fluxo financeiro mensal. A expositora salientou que somente após a ponderação sobre esses dois aspectos a pessoa deverá investir no terceiro passo, “Metas”, relacionado ao planejamento de objetivos financeiros a curto, médio e longo prazo. Por fim, é preciso “Agir”, fechando o ciclo.

         

“Economizar é usar o dinheiro com inteligência; é uma ciência de trocas e escolhas. Desenvolver a sua inteligência financeira é aprender a fazer mais com menos”, concluiu Daniela Godinho.

 

LS (texto) / FB (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP