Ministro José Delgado faz palestra na EPM

Ministro José Delgado faz palestra na EPM

Dia 1º de dezembro, o módulo especial da 11ª semana do Curso de Iniciação Funcional da EPM foi dedicado à Justiça Eleitoral. Na abertura do módulo, os desembargadores Paulo Henrique Barbosa Pereira, presidente do TRE/SP, e Marco César Müller Valente, vice-presidente do TRE/SP, falaram sobre Direito Eleitoral e a necessidade de maior atenção a essa área. Segundo o presidente do TRE/SP, a Justiça Eleitoral, que completou 60 anos em 2005, tem por finalidade a proclamação da verdade eleitoral e tem contribuído, de forma positiva, para a moralização do ambiente político-partidário do país. Em seguida, deu-se a palestra do juiz eleitoral Eduardo Augusto Muylaert Antunes, que falou sobre crimes eleitorais.


Para encerrar o turno da manhã, foi realizada a palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça José Augusto Delgado. Na abertura da palestra do ministro José Delgado, o diretor da EPM, desembargador Marcus Vinicius dos Santos Andrade, apresentou aos alunos um homem sensível, jurista consagrado, estudioso do Direito e, acima de tudo, um amigo, que fez uma carreira brilhante. “O ministro José Augusto Delgado é um orgulho do Rio Grande do Norte e do país. Espero que vocês façam do exemplo do ministro Delgado uma diretriz em vossas carreiras.”


O ministro começou sua fala rememorando com muito humor o início de sua carreira, há 41 anos, como juiz no interior do Rio Grande do Norte e afirmou que o juiz é escravo dos valores da cidadania. “O Direito Eleitoral é aquele que mais exige do profissional. Nós temos que saber tudo porque as decisões têm que ser tomadas na hora. Não temos tempo de meditar sobre uma questão.”


O período da tarde foi dedicado à palestra do procurador de Justiça Mário Luis Bonsaglia sobre ministério público eleitoral e  em seguida, o  desembargador Roberto Antonio Vallin Bellocchi  proferiu a palestra “Propaganda Eleitoral Permitida”.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP