Academia do Barro Branco recebe novos juízes

Os juízes aprovados no 178º Concurso de Ingresso na Magistratura fizeram, dia16 de março, uma visita à Academia da Polícia Militar do Barro Branco, como parte do módulo especial do Curso de Iniciação Funcional da EPM.

 

A Academia da Polícia Militar do Barro Branco é uma escola de nível superior, de formação de oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O curso tem duração de quatro anos, com matérias profissionais e de conhecimentos gerais como Administração, Psicologia, Direito, Estratégia, Política, Estatística, somando mais de 6.000 horas de estudo.

 

Para o coordenador da área de Processo Penal da EPM, desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan, idealizador da visita, o evento aproxima o juiz daqueles que estarão ao seu lado no exercício da função. O capitão Marcelo Nagy também concorda com a afirmação. “Essa visita é enriquecedora tanto para a magistratura quanto para a Polícia Militar. Para o juiz é mais uma ferramenta para auxiliá-lo na hora de julgar.”

 

Na segunda parte da visita, houve a simulação de um seqüestro relâmpago, com a participação de um casal de juízes; apresentação das armas utilizadas pela polícia militar e a simulação de uma ocorrência policial com troca de tiros.

 

Os juízes puderam ampliar o conhecimento sobre a Polícia Militar e de como se dá a formação dos oficiais que saem da academia do Barro Branco. “É muito importante esse relacionamento, e da maneira como está sendo feito, tanto no berço da formação dos juízes, na EPM, quanto no berço da formação dos oficiais, na APMBB. Essa união de idéias, conhecimentos e contatos vão abrir muitas portas para ambos os lados”, diz o tenente Arthur Alvarez de Souza.

 

“Em princípio essa visita têm sido muito importante porque afasta aquela visão estereotipada que os juízes, na sua maioria vindo da área cível, têm da polícia militar. É preciso lembrar que são eles que estarão ao lado dos juízes para garantir a sua segurança, porque não existe justiça sem polícia, nem polícia sem justiça. A justiça precisa do braço armado para cumprir as suas decisões”, diz José Damião Pinheiro Machado Cogan.

 

A juíza Fernanda Menna Pinto Peres achou a visita brilhante. “Acho muito importante conhecer o trabalho do oficial militar, porque o juiz lida com eles todos os dias na Justiça Criminal. Eles são as principais testemunhas de grande parte das ocorrências”, diz.

 

A visita foi muito instrutiva e produtiva para os magistrados, foi a avaliação do juiz Marcus Bastos. “Acho importante que a gente tenha confiança nas instituições. Deu para ver que o padrão do trabalho da PM é muito honesto, muito íntegro, na busca da segurança pública efetiva”, falou o juiz.

 

Para o juiz Leonardo Grecco a preparação do policial militar é muito escorreita e preocupada com os Direitos Humanos. “Eu me surpreendi. Eles recebem uma preparação psicológica, intelectual e técnica para que possam agir racionalmente e não de uma maneira truculenta. No dia-a-dia do juiz o conhecimento que nós tivemos hoje aqui vai abrir o nosso horizonte.”


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP