EPM forma 58 especialistas em Direito Empresarial

EPM forma 58 especialistas em Direito Empresarial

No último dia 1º de junho, foi realizada, no salão Ministro Costa Manso do Palácio da Justiça, sede do Judiciário paulista, a cerimônia de formatura do 2º curso de pós-graduação lato sensu, especialização em Direito Empresarial, promovido pela Escola Paulista da Magistratura de março de 2003 a setembro de 2004. A solenidade foi prestigiada pelos desembargadores Caio Eduardo Canguçu de Almeida, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Gilberto Passos de Freitas, corregedor-geral da Justiça de São Paulo, Marcus Andrade, diretor da EPM; Antônio Rulli Júnior, vice-diretor da EPM, Paulo Fernando Campos Salles de Toledo, coordenador do 2º curso de Direito Empresarial, e Benedito Silvério Ribeiro, coordenador da área de Direito Privado da EPM, e pelo advogado Mauricio Scheinman, representando o presidente da OAB.   Falando em nome dos formandos, o desembargador Henrique Nelson Calandra homenageou o coordenador do curso, desembargador Paulo Fernando Campos Salles de Toledo, e discorreu sobre a importância do Direito Empresarial para a sociedade. “É no campo do Direito Empresarial que a sociedade se organiza e se sustenta”, afirmou, ressaltando que é preciso prestigiar o setor de investigação científica ligada à atividade empresarial no Brasil.

O orador destacou o alto nível dos professores do curso, lembrando que teve a honra de proferir a primeira aula ministrada na EPM, na gestão do desembargador José Alberto Weiss de Andrade. “Foi nas lições dos inúmeros professores que proferiram palestras na Escola que pudemos aperfeiçoar nosso trabalho e desenvolver nossas monografias. Cada uma justificaria a edição de um livro, que seria um valioso manual para os empresários”, afirmou o desembargador Nelson Calandra. Ele também ressaltou que o contato com os colegas de curso em muito acrescentou à sua atividade jurisdicional, trazendo novas reflexões sobre temas que considerava esgotados. “É por meio do trabalho de pesquisa e de orientação dos integrantes dessa turma e das outras que já passaram pela EPM que seguiremos caminhando em busca de um futuro diferente para o Brasil”, concluiu.    O desembargador Marcus Vinicius dos Santos Andrade saudou a todos os presentes e cumprimentou os formandos, na pessoa do orador da turma, desembargador Nelson Calandra, afirmando que ele exemplifica a importância do aprimoramento, da reflexão e da renovação constante da ciência jurídica.

O diretor da EPM lembrou que o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo exerce uma série de funções, por meio de seus magistrados e servidores, dentre elas, a atividade jurisdicional, a atividade administrativa e o seu destino cultural, representado pela EPM. Ele lembrou que a Escola é parte do Tribunal de Justiça e exerce uma função educacional junto à magistratura e à coletividade jurídica, possibilitando que os magistrados se dediquem também ao magistério. “Essa atividade nos exige sacrifícios, nos toma um tempo extra, mas nos eleva, proporcionando-nos novas oportunidades de aprendizado, uma vez que a construção intelectual é diária e incessante, além do contato com os alunos, que nos humaniza”, afirmou.

No encerramento da solenidade, o desembargador Caio Eduardo Canguçu de Almeida destacou o significado do evento para o aprimoramento cultural daqueles que atuam na área jurídica, lembrando que o Tribunal de Justiça tem plena consciência de que a formação jurídica não se completa com o recebimento do título de bacharel. “Em nome do presidente do Tribunal de Justiça, que represento nesta ocasião, cumprimento todos os formandos e transmito nosso agradecimento a todos os desembargadores que já dirigiram a Escola Paulista da Magistratura e àqueles que lá se encontram, que muito farão pela cultura jurídica de nosso Estado”, concluiu o vice-presidente do TJSP.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP