EPM promove videoconferência para 38 comarcas de São Paulo e para a Emeron

EPM promove videoconferência para 38 municípios

do Estado e para a Emeron



No último dia 9 de maio, a Escola Paulista da Magistratura realizou, em parceria com Rede do Saber, a palestra “A Nova Execução Civil”, com o desembargador Antonio Carlos Marcato, transmitida, em forma de videoconferência, para 38 comarcas do Estado de São Paulo e para a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). O evento foi presidido pelos desembargadores Marcus Vinicius dos Santos Andrade, diretor da EPM, e Antonio Rulli Júnior, vice-diretor da EPM, e teve a participação de 284 juízes no interior de São Paulo e de cerca de 90 pessoas em Rondônia, dentre magistrados e alunos da Emeron. Também assistiu à videoconferência o desembargador Francisco Bruto da Costa, por meio de um ponto no Tribunal da Relação de Lisboa (Portugal). (Clique aqui para ver a palestra. Acesse Videoteca / Listar Todos Registros / Escola da Magistratura do Estado de São Paulo)

A palestra foi realizada em um estúdio de geração da Rede do Saber, localizado na sede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e foi prestigiada pelos desembargadores Celso Luiz Limongi, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Estado de São Paulo, Gilberto Passos de Freitas, corregedor-geral da Justiça de São Paulo, Paulo Henrique Barbosa Pereira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Sebastião Luiz Amorim, presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Oldemar Azevedo, coordenador da secretaria e do setor financeiro da EPM, Benedito Silvério Ribeiro, coordenador da Área de Direito Privado da EPM, e Marcos Alaor Diniz Grangeia, do Tribunal de Justiça de Rondônia, e dos juízes Carlos Fonseca Monnerat, coordenador da Área de Direito Penal da EPM, Alexandre Miguel, vice-diretor da Emeron, Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, diretor da Escola da Magistratura do Tribunal Regional do Trabalho (Ematra) da 15ª Região (Campinas), e Vera Teresa Martins Crespo, integrante do Conselho Consultivo e de Programas da Ematra da 15ª Região.

A coordenação do evento esteve a cargo dos juízes Edison Aparecido Brandão, assistente da vice-diretoria da EPM para assuntos da Sociedade da Informação, e Fernando Figueiredo Bartoletti, assistente adjunto da vice-diretoria da EPM para assuntos da Sociedade da Informação e da professora Beatriz Leonel Scavazza, coordenadora executiva da Rede do Saber.

No início da transmissão, o desembargador Celso Limongi cumprimentou a diretoria da EPM pela realização da videoconferência. “Tenho certeza de que essa iniciativa terá continuidade na Escola como um meio de promover a capacitação permanente dos magistrados, que é uma obrigação do Tribunal de Justiça e da Escola Paulista da Magistratura”, afirmou o presidente do TJSP. Ele lembrou que a Escola é um braço técnico do Tribunal de Justiça, que tem o objetivo de estudar os mais diversos temas e aprimorar o trabalho do magistrado. “Gostaria de desejar sucesso para os projetos da Escola e lembrar que a presidência do TJSP está sempre de portas abertas para a Escola e para os magistrados de todo o Estado”, concluiu o presidente do TJSP.

O desembargador Gilberto Passos de Freitas também cumprimentou a diretoria da EPM e a Rede do Saber pela organização do evento e elogiou a oportunidade oferecida pela EPM a magistrados de todo o Estado de São Paulo e de Rondônia de assistir a uma palestra do des. Antonio Carlos Marcato. “Fico muito satisfeito de presenciar um momento ímpar da história da magistratura paulista e até da magistratura brasileira”, afirmou o desembargador, que adiantou que pretende estender a utilização do sistema de videoconferência para eventos da corregedoria e até mesmo para discussões sobre questões administrativas do Tribunal de Justiça.

O desembargador Marcus Vinicius dos Santos Andrade agradeceu a presença de todas as autoridades presentes, em especial as do presidente do TJSP, pelo seu empenho em tornar realidade os projetos da diretoria da EPM, e a do corregedor-geral da Justiça de São Paulo, pela sua participação constante e freqüente nos trabalhos da Escola. O diretor da EPM adiantou que já estão sendo planejados cursos a serem transmitidos em sistema de videoconferência e para os magistrados do interior do Estado e da capital.

Nas diversas comarcas do Estado de São Paulo interligadas pela videoconferência, os magistrados parabenizaram a direção da EPM pela continuidade da proposta de levar os cursos e palestras da Escola a localidades distantes da Capital. A palestra despertou grande interesse entre os juízes que atuam no interior do Estado, com destaque para as cidades de Ourinhos (45 participantes), Mogi Mirim (27) e São Carlos (20).

Esta foi a segunda videoconferência promovida pela EPM. A primeira, realizada em 23 de março último, teve a participação de 173 magistrados, distribuídos por 25 comarcas do Estado, além de representantes locais da OAB e servidores do Judiciário. A palestra, também ministrada pelo desembargador Antonio Carlos Marcato, teve como tema “As Inovações no Código de Processo Civil” e representou a primeira experiência da EPM em ensino à distância. (Clique aqui para saber mais)

O diferencial desta segunda videoconferência foi a parceria da EPM com a Emeron, que possibilitou a participação, nos municípios de Porto Velho e Ji-Paraná, de magistrados e alunos da Emeron, por meio de um link disponibilizado pela EPM. Dentre os magistrados que assistiram à palestra em Porto Velho, estavam os desembargadores Sebastião Teixeira Chaves, presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, e Rowilson Teixeira, diretor da Emeron.

Outro diferencial foi a participação de alguns magistrados via internet, como “usuários teste”, Eles puderam acompanhar o evento em suas próprias casas ou locais de trabalho, no endereço www.rededosaber.sp.gov.br, com a possibilidade de fazer perguntas por e-mail. Dentre eles, estavam os juízes José Henrique Rodrigues Torres, da comarca de Campinas, e João Agnaldo Donizeti Gandini, de Ribeirão Preto.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP