Homenagem aos ministros paulistas dos Tribunais Superiores

Homenagem aos ministros paulistas dos Tribunais Superiores

No último dia 16 de setembro, foi realizada uma homenagem aos ministros paulistas integrantes do Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça. A cerimônia aconteceu no Salão Ministro Costa Manso do Palácio da Justiça e contou com a presença do ministro Antônio Cezar Peluso, do STF, além de Raphael de Barros Monteiro Filho, Jorge Tadeu Flaquer Scartezzini e Hélio Quaglia Barbosa, do STJ. As ausências ficaram por conta dos ministros Domingos Franciulli Netto, do STJ - que também estaria presente, mas não pôde fazê-lo em razão de problemas de saúde - e do ministro José Celso de Mello Filho, do STF, que teve de permanecer Brasília por questões pessoais.

Dois dos ministros homenageados – Antônio Cezar Peluso e Hélio Quaglia Barbosa – foram inclusive diretores da Escola Paulista da Magistratura em gestões anteriores à do desembargador Carlos Augusto Guimarães e Souza Júnior. A cerimônia estava incluída no roteiro de eventos que integraram o encontro de representantes do Colégio Permanente de Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura – Copedem -, ocorrido nos dias 15, 16 e 17 deste mês, na capital paulista. Esta entidade foi criada no último mês de julho, no Rio de Janeiro, e elegeu como seu primeiro presidente o desembargador Guimarães e Souza, diretor da EPM.

A solenidade contou com a participação dos desembargadores Luiz Elias Tâmbara, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, José Mario Antonio Cardinale, corregedor-geral da Justiça, Alvaro Lazzarini, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, e Carlos Augusto Guimarães e Souza Júnior, diretor da Escola Paulista da Magistratura, além de outras autoridades do Judiciário paulista.

 

Na abertura da cerimônia, o desembargador Guimarães e Souza salientou a importância da homenagem feita aos ministros paulistas durante o encontro do Copedem, reafirmando o compromisso da entidade “em promover a defesa e a integração das escolas estaduais da magistratura, para que possamos ter um Poder Judiciário que efetivamente cumpra a sua soberana missão de dar a cada um o que é seu”.


Após a entrega de placas comemorativas aos representantes da magistratura paulista nos tribunais superiores, o ministro Antônio Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal, agradeceu em nome de todos os homenageados. Dizendo-se bastante emocionado, ressaltou a importância da magistratura de São Paulo no cenário nacional e relembrou sua passagem e de outros juízes paulistas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP