Criada entidade que agrega Escolas Estaduais da Magistratura brasileira

Criada entidade que agrega Escolas

Estaduais da Magistratura Brasileira


Foi fundado no último dia 22/07, na cidade do Rio de Janeiro, o Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura – COPEDEM. Estiveram presentes quatorze diretores de Escolas da Magistratura de todo o Brasil. Para presidir a entidade foi eleito o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Carlos Augusto Guimarães e Souza Júnior.  

                                       

Entre os objetivos fixados no ato da constituição deste Colégio Permanente, estão a integração das Escolas Estaduais da Magistratura e o aumento do intercâmbio entre elas, buscando uniformizar as atividades didáticas e acadêmicas do Direito, com a troca permanente de experiências, nos setores funcionais, administrativos e culturais.

 

Além disso, a entidade pretende incrementar a realização de simpósios e seminários, estimulando os magistrados ao aprofundamento no estudo de temas jurídicos e questões judiciais, visando esclarecer e orientar os profissionais do Direito que têm intenção de ingressar na Magistratura de carreira, inclusive através da divulgação dos cursos preparatórios para esse ingresso, junto às faculdades de Direito.

 

De acordo com o presidente eleito do Copedem, desembargador Carlos Augusto Guimarães e Souza Júnior, a idéia de se criar um colégio permanente reunindo as escolas estaduais da magistratura surgiu no último encontro da Escola Nacional da Magistratura (ENM), que é ligada à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e que reúne todas as escolas da magistratura periodicamente, como as trabalhistas, militares, eleitorais, federais e estaduais.

 

O Colégio é formado também por uma Comissão Executiva, composta de seis membros, incluindo seu presidente, com mandato de dois anos. A primeira Comissão Executiva eleita tem  a presença dos diretores das seguintes escolas: Escola Paulista da Magistratura - EPM - desembargador Carlos Augusto Guimarães e Souza Júnior; Academia Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina – ACADJUD, desembargador Solon D’eça Neves; Escola Judicial desembargador Edésio Fernandes – EJEF – Minas Gerais, desembargador Sérgio Antônio de Resende; Escola Superior da Magistratura de Goiás, desembargador João Canedo Machado; Escola da Magistratura do Estado do Pará – ESMPA – desembargadora Sonia Maria de Macedo Parente e da Escola da Magistratura do Piauí – ESMEPI- desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar. Foram eleitos como suplentes os diretores das Escolas da Magistratura dos Estados Rio de Janeiro, Maranhão e Paraíba. A sede da entidade será localizada na cidade de quem a estiver presidindo.

 

O próximo encontro está marcado e será em São Paulo nos dias 15, 16 e 17 de setembro. Na oportunidade serão discutidas as propostas apresentadas pelos diretores das escolas estaduais e o Estatuto da Magistratura.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP