EPM e CIJ promovem seminário sobre transtorno de déficit de atenção com hiperatividade

Jackeline Suzie Giusti foi a palestrante.

 

Foi realizado ontem (26), no Fórum João Mendes Júnior, o seminário Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, promovido pela EPM e pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de São Paulo. A exposição foi ministrada pela psiquiatra Jackeline Suzie Giusti, doutora em Ciências na área de Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e psiquiatra assistente do ambulatório de adolescentes impulsivos (drogas e automutilação) do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas.

        

Jackeline apresentou breve histórico do transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, conhecido como TDAH. Explicou que em 1902 especialistas começaram a trabalhar na definição desse problema de saúde até que se chegasse à definição atual. Segundo a psiquiatra, a maior parte dos pacientes está na idade escolar. “O problema se inicia na primeira infância ou gestação, mas os sintomas começam a aparecer na escola. Muitas vezes acontece um atraso escolar”, explicou.

        

A especialista afirmou que há três tipos de pacientes com déficit de atenção: o hiperativo, o desatento e aquele que apresenta esses dois sintomas ao mesmo tempo. O tratamento envolve medicamentos como anfetaminas, orientações aos pais e professores sobre como agir com a criança e técnicas específicas que são ensinadas ao portador. De acordo com a especialista, 50% dos pacientes que são tratados corretamente não precisam mais desse tipo de cuidado quando adentram a fase adulta.

        

Estiveram presentes na palestra o desembargador Antonio Carlos Malheiros e o juiz Paulo Roberto Fadigas Cesar, responsável pela Vara da Infância e Juventude do Fórum de Penha de França. Ambos são integrantes do CIJ. Ao fim da palestra, Jackeline recebeu das mãos do desembargador Malheiros um certificado de participação no evento.

 

AS (texto) / KS (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP