EPM e CIJ promovem palestra sobre câncer em crianças e adolescentes

Médico pediatra destacou a importância do diagnóstico precoce.

 

Foi realizado ontem (23) no Fórum João Mendes Junior o seminário Diagnóstico precoce do câncer pediátrico, promovido pela EPM e pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de São Paulo. Pouco mais de 600 pessoas acompanharam a palestra do médico Antonio Sérgio Petrilli nos modos presencial e a distância. Também estiveram presentes os desembargadores Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa, coordenador da CIJ; e Antonio Carlos Malheiros, integrante consultor da CIJ. O juiz Paulo Roberto Fadigas Cesar, da Vara da Infância e Juventude da Penha, também marcou presença.

 

Antonio Sérgio Petrilli é medico pediatra, membro fundador e superintendente-geral do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), organização não governamental que desde os anos 1990 auxilia o tratamento de crianças e adolescentes prejudicados pela doença.

       

Segundo o palestrante, há mais de 450 mil casos novos de câncer em crianças no mundo a cada ano. Destes, mais de 12 mil acontecem no Brasil. “Temos que descobrir células cancerígenas o mais rápido possível para que a guerra contra o câncer seja mais igual. São curados mais de 70% dos casos de câncer infantil graças ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado”, alertou.

        

Antonio Petri disse que os pais devem ficar atentos a manchas na pele das crianças e a queixas dos filhos por dores no corpo. Dores incomuns na barriga, por exemplo, podem ser causadas por um tumor em algum dos órgãos internos, como fígado ou pâncreas.

        

O pediatra também falou sobre o tratamento, que consiste basicamente em cirurgias para retirada de tumores, quimioterapia e radioterapia. Fez também questão de salientar que os médicos do Graacc buscam “atingir a cura física, biológica e emocional da criança”. Por isso, é incentivado o contato constante das crianças e adolescentes com os familiares, há acompanhamento psicológico, brincadeiras e visitas de palhaços aos quartos.

        

Ao fim do seminário, o palestrante recebeu do desembargador Eduardo Gouvêa um certificado pela participação no evento. A palestra estará disponível no link www.nucleomedia.com.br/tjsp-cij a partir do dia 2 de setembro.

 

AS (texto) / KS (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP