EPM promove o curso ‘História das ideias políticas e a formação e desenvolvimento do Estado de Direito’

Exposição inaugural foi proferida por Alysson Mascaro.

 

Teve início no último dia 10 o curso História das ideias políticas e a formação e desenvolvimento do Estado de Direito da EPM. A aula inaugural foi ministrada pelo professor Alysson Leandro Mascaro, com a participação do desembargador Paulo Magalhães da Costa Coelho e do juiz Luis Manuel Fonseca Pires, coordenadores do curso.

 

Inicialmente, Alysson Mascaro destacou que durante muito tempo a Política não foi pensada nos termos de algo possível de ser compreendido e analisado com cientificidade e sim como um objeto de paixão e de posição de mundo das pessoas. E observou que comumente confunde-se Ciência Política com pensamento político. Ele acrescentou que a Ciência Política usa estatísticas e pesquisas para compreender posições políticas, de acordo com perfis sociais, econômicos e culturais pré-definidos, o que permite prever o resultado de uma eleição com uma base de dois mil entrevistados.

 

O expositor salientou que a Ciência Política é um ramo de conhecimento bastante recente, porque não era cabível diante da organização política das sociedades. Mencionou como exemplo a Grécia antiga, na qual o povo se reunia nas praças para dirimir questões políticas, sem a necessidade de representantes. E lembrou que na Idade Média e na Idade Moderna os governantes eram reis, imperadores e nobres, que não representavam os interesses do povo.

 

Nesse contexto, distinguiu o pensamento político como algo que “nos dá a possibilidade de enquadrar a moldura do horizonte da nossa ação social”, frisando que isso não pode ser alcançado apenas com o estudo de fatos históricos ou estatísticas. “O pensamento político, ao contrário da estatística e do fato histórico, é de tal modo amplo nos termos do que propõe, que nos obriga a nos posicionarmos em face destas alternativas da própria reflexão acerca do saber político“, ponderou.

 

A respeito da construção do pensamento político, Alysson Mascaro mencionou como exemplo de interpelação política ocorrida na ascensão do movimento nazista, com a repetição de suas ideias entre o povo alemão até que se transformassem quase em senso comum, de modo que as pessoas não tinham coragem de discordar socialmente delas, mostrando assim a força do pensamento político que vai sendo estruturado e permeado aos poucos nas camadas sociais.

 

O palestrante ressaltou também a importância da Filosofia para a Política, porque muitas vezes nos desafia a adotar um pensamento contrário àquele que fomos orientados a construir desde a infância. “A vida nos termos da verdade política é eternamente recomeçar a estrada para tentar compreender o que ela tem de melhor contra as nossas inclinações”, enfatizou.

 

LS (texto) / MA (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP