Solenidades marcam encerramento do Curso de Formação Inicial da EPM para os Juízes do 187º Concurso de Ingresso

Hoje (21), os magistrados assumem suas respectivas varas.

Os 77 juízes substitutos aprovados no 187º Concurso de Ingresso participaram, no último dia 17, de três eventos que marcaram o término do Curso de Formação Inicial promovido pela Escola Paulista da Magistratura (EPM).

 

Encontro com o Presidente

 

Os novos magistrados foram recebidos pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, em solenidade realizada no Salão do Júri, no Palácio de Justiça, sede da Corte paulista.

 

Ao tomar a palavra, o presidente Pereira Calças falou da felicidade em participar do evento. “Recebi muito elogios sobre essa turma de magistrados e essa informação soa como música em meus ouvidos”, disse.

 

Ele rememorou sua participação em uma solenidade parecida, no início da carreira, em 19 de agosto de 1976. “Foi uma data que marcou a minha vida para sempre; a magistratura é pura vocação, eu faria tudo de novo e chego a me emocionar quando penso que saí desse prédio para exercer minha função em São José do Rio Preto.”

 

Segundo o presidente, os magistrados, na condição de servidores públicos, devem conciliar a vida familiar com a atividade forense. “Ao se comprometer com a Magistratura, devemos lembrar que a instituição é fundada em princípios clássicos, como a hierarquia, disciplina, pontualidade, assiduidade e produtividade, que são a força da Magistratura, sem esquecer do fundamento pétreo da ética, acima de tudo”, ressaltou.

 

Também participaram do encontro o diretor da EPM, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; os coordenadores do curso, juízes Marcos Pimentel Tamassia, André Carvalho e Silva de Almeida e Ana Rita de Figueiredo Nery; e os juiz assessores da Presidência do TJSP, Leandro Galluzzi dos Santos, Airton Pinheiro de Castro, Fabio Coimbra Junqueira e Ricardo Dal Pizzol.

 

Atividade cultural

 

Antes do encontro com o presidente, a turma prestigiou um recital de flauta doce com obras dos períodos barroco e clássico, apresentado pelos colegas do 187º concurso, Elizabeth Shalders de Oliveira Roxo Nigro e Carlos Eduardo de Moraes Domingos. O evento foi realizado no Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo, sediado no Palacete Conde de Sarzedas e contou com a presença dos magistrados Francisco Eduardo Loureiro, Alexandre Alves Lazzarini, Marcos Pimentel Tamassia e Josué Vilela Pimentel.

 

Encontro com a direção da EPM e coordenadores do curso

 

Após o encontro com o presidente, os magistrados seguiram para a sede da EPM para o encontro final com a direção da escola e os coordenadores do curso.

 

O desembargador Francisco Loureiro salientou que o período do curso foi muito proveitoso e agradeceu a todos os coordenadores do curso, enfatizando que formam uma equipe incrível porque próxima dos juízes, com um sentido de acolhimento, e aberta a sugestões. Aos novos magistrados declarou: “Vocês estão absolutamente preparados para o exercício da função”.

 

Marcos Tamassia agradeceu ao diretor Francisco Loureiro pelo apoio necessário no transcorrer do curso e aos demais juízes coordenadores - Marcelo Franzin Paulo, Luís Felipe Ferrari Bedendi, André Carvalho e Silva de Almeida, Antonio Maria Patiño Zorz, Ana Rita de Figueiredo Nery e Márcio Teixeira Laranjo - enfatizando a operosa participação de cada um. Também agradeceu aos funcionários da Escola e ao corpo técnico de apoio de mídia. Aos novos juízes salientou: “Tenham uma vida normal, continuem sendo essas pessoas sensacionais que a gente teve o privilégio de conhecer aqui na Escola”.

 

Os juízes participaram, ainda, de dinâmicas de grupo com a servidora e pedagoga Maria Regina de Carvalho Costa.

 

Curso

 

Os magistrados iniciaram o curso no começo do mês de outubro do ano passado. Para introdução ao universo das novas funções, realizaram atividades práticas e debates sobre os mais variados temas relacionados à atividade jurisdicional, com exposições de ministros, desembargadores, juízes, assistentes sociais, psicólogos e professores convidados. A programação do curso incluiu a prestação de auxílio sentença monitorado e o estágio dos novos magistrados nas varas cíveis, criminais e da Fazenda Pública, na capital e em outras comarcas, onde presidiram audiências.

 

Nesta segunda-feira (21), os juízes assumem as suas funções nas respectivas circunscrições judiciárias. Posteriormente, participarão do Curso de Aperfeiçoamento para Fins de Vitaliciamento previsto para maio de 2020.

 

Mais fotos no Flickr.

 

RF e VT (texto) / AC e RF (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP