EPM e INB realizam o curso ‘Diálogo ítalo-brasileiro e legado de Norberto Bobbio’

Evento teve quatro painéis.
 
A Escola Paulista da Magistratura (EPM) e o Instituto Norberto Bobbio (INB) promoveram nos dias 9 e 10 de novembro o curso Diálogo ítalo-brasileiro e legado de Norberto Bobbio, com inscritos nas modalidades presencial e on-line.

A abertura foi feita pelo diretor da EPM, desembargador José Maria Câmara Junior, coordenador do curso, que agradeceu aos participantes, painelistas e servidores, bem como a parceria do Instituto Norberto Bobbio e o trabalho do juiz Alexandre de Mello Guerra, coordenador da área de Produções Científicas da EPM e do curso. Ele destacou a visita realizada ao cônsul-geral no início da gestão e o estreitamento de relações com a comunidade jurídica italiana, com os projetos envolvendo a escola da magistratura italiana, o Instituto Norberto Bobbio e a Universidade de Bolonha.

O primeiro painel “As seis regras da democracia, segundo Norberto Bobbio”, teve a participação como expositor do diretor-jurídico do INB, Marcelo de Azevedo Granato, com moderação do diretor-executivo do INB, César Mortari Barreira; e do coordenador-geral do INB, Lévio Scattolini. Os debates foram conduzidos pelo juiz Alexandre de Mello Guerra.

Na sequência foi debatido o tema “A Corte Constitucional italiana”, com exposição do desembargador aposentado Walter Fanganiello Maierovitch,fundador e presidente do Instituto Brasileiro Giovanni Falcone de Ciências Criminais, com moderação do desembargador Roberto Caruso Costabile e Solimene, conselheiro da EPM, e a participação do ministro Sidnei Agostinho Beneti, presidente Honorário da União Internacional de Magistrados (Roma).

O curso teve continuidade na sexta-feira (10) com o painel “O Consulado Geral da Itália em São Paulo”, que teve uma exposição do cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, com a participação como moderador do presidente do INB, Celso de Souza Azzi, e condução dos trabalhos do desembargador José Maria Câmara Junior.

Encerrando os debates, foi realizado o painel “As lições de Bobbio”, com exposição do professor Celso Lafer e moderação do desembargador Paulo Magalhães da Costa Coelho, coordenador da área de Filosofia do Direito da EPM.

Também estiveram presentes os desembargadores Gilson Delgado Miranda, vice-diretor da EPM e diretor eleito para o biênio 2024/2025; Walter Rocha Barone, coordenador da área de Cursos e Convênios Internacionais da EPM e 1º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis); Carlos Otávio Bandeira Lins, coordenador da área de Direito Urbanístico da EPM; Roberto Grassi Neto, Miguel Ângelo Brandi Junior e Newton de Oliveira Neves; e as juízas Maria Domitila Prado Manssur, coordenadora da área de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero da EPM; Aline Aparecida de Miranda, assessora da Presidência de Direito Público do TJSP; e Tânia Mara Ahualli e o presidente do Comitê dos Italianos no Exterior, Alberto Maya; entre outros magistrados, servidores e outros profissionais.

MA (texto) / MB (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP