Nome do Curso


Curso de Aperfeiçoamento em conciliação e mediação nas relações de consumo

Período


03/09/2019 - 03/10/2019

Horários


09:00 12:00 - terça-feira

09:00 12:00 - quinta-feira

Coordenadores


José Carlos Ferreira Alves - Coordenador

Ricardo Pereira Junior - Coordenador

Temas


Data: 03/09/2019

Tema: I - O consumidor. Princípios e direitos básicos do consumidor. A relação de consumo. Conceitos.

Palestrante: Alexandre David Malfatti


Data: 05/09/2019

Tema: II - Dos Sistemas de responsabilidade nas relações de consumo. Responsabilidade pelo fato do produto ou serviço. Responsabilidade pelo vício do produto ou serviço.

Palestrante: Tasso Duarte de Melo


Data: 10/09/2019

Tema: III - Panorama histórico dos Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. Legislação Brasileira. Resolução CNJ n. 125/2010. Novo CPC e Lei de Mediação

Palestrante: Ricardo Pereira Junior


Data: 12/09/2019

Tema: IV - Moderna Teoria do Conflito: Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos. Comunicação verbal e não-verbal. Escuta ativa. Comunicação nas pautas de interação e no estudo no inter-relacionamento humano: aspectos sociológicos e aspectos psicológicos.

Palestrante: Lourdes Regina Jorgeti


Data: 17/09/2019

Tema: V - Das práticas comerciais. Oferta. Publicidade. Práticas abusivas.

Palestrante: Luiz Antonio Rizzatto Nunes


Data: 19/09/2019

Tema: VI - Negociação. Conceito. Integração e distribuição do valor das negociações. Técnicas básicas de negociação (a barganha de posições; a separação de pessoas e problemas; concentração em interesses; desenvolvimento de opções de ganho mútuo; critérios objetivos; melhor alternativa para acordos negociados).

Palestrante: Guilherme Bertipaglia Leite da Silva


Data: 24/09/2019

Tema: VII - Das práticas comerciais. Cobrança de dívidas e banco de dados de fornecedores inadimplentes.

Palestrante: Tasso Duarte de Melo


Data: 26/09/2019

Tema: VIII - Conciliação: Conciliação judicial e extrajudicial. Técnicas (recontextualização, identificação das propostas implícitas, afago, escuta ativa, espelhamento, produção de opção, acondicionamento das questões e interesse das partes e teste de realidade). Finalização da conciliação - Formalização do acordo. Dados essenciais do termo de conciliação (qualificação das partes, número de identificação, natureza do conflito etc.). Redação do acordo: requisitos mínimos e exequibilidade.

Palestrante: Lourdes Regina Jorgeti


Data: 01/10/2019

Tema: IX - Da proteção contratual do consumidor

Palestrante: Guilherme Ferreira da Cruz


Data: 03/10/2019

Tema: X - Mediação: Mediação judicial e extrajudicial, prévia e incidental; Etapas - Pré-mediação e Mediação propriamente dita (acolhida, declaração inicial das partes, planejamento, esclarecimentos dos interesses ocultos e negociação do acordo). Técnicas ou ferramentas (co-mediação, recontextualização, identificação das propostas implícitas, formas de perguntas, escuta ativa, produção de opção, acondicionamento das questões e interesse das partes, teste de realidade ou reflexão).

Palestrante: Guilherme Bertipaglia Leite da Silva



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