Nome do Curso


Curso de Redação Jurídica

Período


27/02/2023 - 03/04/2023

Horários


09:00 12:00 - Segunda-feira

09:00 12:00 - Quarta-feira


Temas


Data: 27/02/2023

Tema: Estruturação do texto. Gêneros textuais (narrativo, descrito e dissertativo; aplicação prática). Capítulos das peças processuais (introdução; desenvolvimento; conclusão). Organização lógica do texto jurídico (aplicação dos métodos dedutivo e indutivo; silogismo; dialética).

Palestrante: MARCOS ALEXANDRE BRONZATTO PAGAN


Data: 01/03/2023

Tema: O texto jurídico. Coesão (definição do objeto; desenvolvimento do raciocínio; ordenação lógica dos argumentos e das teses; coerência, impessoalidade e objetividade; assertividade, verdade e lealdade; identificação de sofismas e rebate de argumentos falaciosos).

Palestrante: DANIELLE MARTINS CARDOSO


Data: 06/03/2023

Tema: Adequação da linguagem ao ambiente jurídico-processual (aspectos estéticos e estilísticos; os cuidados com a repercussão exterior do texto). Desenvolvimento e elaboração do texto (técnicas aplicadas). Revisão (própria; por terceiros; por órgãos superiores).

Palestrante: MARCOS ALEXANDRE BRONZATTO PAGAN


Data: 08/03/2023

Tema: A linguagem como sistema de representação: noções de língua, dialeto e registro. Ortografia: palavras derivadas, emprego do hífen, acentuação gráfica, uso do acento grave, emprego do uso de maiúscula, uso de expressões latinas e dificuldades mais frequentes; lista das palavras que apresentam dificuldade na escrita. Homônimos e parônimos: principais homônimos e parônimos. Substantivo: casos especiais de flexão de gênero e número, inclusive substantivos compostos. Adjetivo: casos especiais de flexão de gênero e número, inclusive adjetivos compostos.

Palestrante: LUIZ ANTONIO ALVES TORRANO


Data: 13/03/2023

Tema: Clareza (simplicidade; fluência; precisão jurídica e terminológica; correção gramatical; completude; paralelismo; verdade; vícios formais passíveis de embargos de declaração: obscuridade, omissão, lacunas e ambiguidade).

Palestrante: DANIELLE MARTINS CARDOSO


Data: 15/03/2023

Tema: Pronome: formas átonas e tônicas, pronomes pessoais e suas referências, ambiguidade, pronomes demonstrativos e pronomes de tratamento. Regência verbal: abdicar, agradar, agradecer, aspirar, assistir, atender, chegar, condenar, constar, custar, implicar, informar, lembrar, obedecer, pagar, pedir, perdoar, preferir, proceder, propor-se, suceder, visar; algumas dificuldades quanto à regência.

Palestrante: LUIZ ANTONIO ALVES TORRANO


Data: 20/03/2023

Tema: Estética (paragrafação; destaques, citações e abreviações; uso de maiúsculas; apresentação formal; destaques visuais; normas e padronização). Técnicas de redação jurídica (interrelação dos parágrafos e elementos de coesão; redação de frases; uso preferencial da voz ativa; vícios de linguagem; juridiquês; hermetismo; cuidados com o uso do latim e expressões estrangeiras; citações, abreviações e siglas; uso de maiúsculas).

Palestrante: MARCOS ALEXANDRE BRONZATTO PAGAN


Data: 22/03/2023

Tema: Estilo (recursos estilísticos e linguísticos; vigor, ênfase e retórica; repertório de vocabulário; erros mais comuns; vícios de linguagem; equívocos conceituais; expressões indevidas e impróprias; cuidados).

Palestrante: DANIELLE MARTINS CARDOSO


Data: 29/03/2023

Tema: Concordância nominal: principais regras gramaticais e algumas dificuldades. Concordância verbal: principais casos, inclusive concordância de verbos na voz passiva e do verbo ser, bem como uso do infinitivo. Colocação dos pronomes átonos: próclise, mesóclise, ênclise e apossínclise. Pontuação: uso da vírgula.

Palestrante: LUIZ ANTONIO ALVES TORRANO


Data: 03/04/2023

Tema: Redação de atos processuais específicos (atos cartorários; certidões, informações e consultas; relatórios; minutas de acordo; requisitos técnicos). Redação de peças judiciais (despachos; decisões; sentenças; votos; acórdãos; requisitos técnicos). Casuística e laboratório de redação (correção de atos e de minutas). Técnicas de revisão de minutas e textos.

Palestrante: DANIELLE MARTINS CARDOSO

Palestrante: LUIZ ANTONIO ALVES TORRANO

Palestrante: MARCOS ALEXANDRE BRONZATTO PAGAN



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP