EPM lança o “Projeto Personalidades”

Com o objetivo de resgatar a história do Judiciário paulista, foi criado, na Escola Paulista da Magistratura (EPM), o Projeto Personalidades, que consiste de entrevistas em vídeo com magistrados e figuras ilustres da vida forense de São Paulo. 

Coordenado pelo juiz Marcos de Lima Porta, o Projeto visa, ainda, reconhecer o mérito e a importância das personalidades convidadas e contribuir para a interação e o aprimoramento dos magistrados. 

A entrevista inaugural foi concedida pelo desembargador Dirceu de Mello (foto) e já está disponível na seção Projeto Personalidades do site da EPM (o acesso é restrito aos magistrados do Estado de São Paulo). 

Desembargador Dirceu de Mello 

Em sua entrevista, o desembargador Dirceu de Mello, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, narra, entre outros fatos, o início de sua atividade jurídica, como estagiário de Direito; a atuação no Ministério Público, marcada pelo combate ao Esquadrão da Morte; a vida acadêmica, como professor, diretor da Faculdade de Direito e reitor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e a carreira na Magistratura, onde exerceu, além da presidência, a presidência da Seção de Direito Criminal e a vice-presidência. 

Em relação ao período em que presidiu o Tribunal de Justiça (1998-1999), Dirceu de Mello recorda a interlocução com o Governo do Estado, os momentos de tensão e as principais realizações de sua gestão, em especial, a inauguração do Fórum Criminal da Barra Funda e de quase duas centenas de varas, comarcas e Juizados Especiais em todo o Estado. 

Por fim, apresenta sua visão de futuro do Judiciário, ressaltando a importância de se garantir a respeitabilidade desse Poder. Para isso, frisa que o juiz deve ser juiz 24 horas por dia: “No sentido pleno da expressão, o juiz é aquele que tem vocação para o exercício do cargo”.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP