“Escola de Servidores” é tema de palestra da Corregedoria na Apamagis

“A Escola de Servidores – Oportunidades e Cursos para Você” foi o tema da primeira palestra deste ano do Programa – Diálogo com a Corregedoria, organizado pela Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo. O evento ocorreu ontem à noite (26) na sede administrativa da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e teve como palestrantes o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo, e os juízes assessores da Corregedoria Durval Augusto Rezende Filho, Ricardo Felício Scaff e Tânia Mara Ahualli. O presidente da Apamagis, desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira, fez a apresentação do evento.        

Prevista no novo Regimento Interno da Escola Paulista da Magistratura, atualmente em discussão no Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, a Escola de Servidores será um departamento da EPM que oferecerá cursos, palestras e eventos dedicados exclusivamente aos funcionários do Tribunal.        

Enquanto essa nova estrutura não surge, a Escola Paulista da Magistratura tem se dedicado a capacitar magistrados e, principalmente, servidores, com atividades presenciais e a distância, tanto na capital quanto no interior, por meio dos núcleos regionais. “Estamos viabilizando esforços para que eles tenham acesso aos cursos de formação e capacitação da EPM, de modo a implementar uma Escola de Servidores com abrangência em todo o Estado. Isso será fundamental, inclusive, para a evolução do servidor na carreira”, afirmou o desembargador Armando de Toledo.        

O diretor da EPM ressaltou que os cursos não ficarão restritos a questões de cunho processual. “Com a feição multidisciplinar que está adquirindo, a Escola irá ministrar palestras e eventos que digam respeito também à qualidade de vida dos servidores e assuntos que façam com que eles tenham melhor entendimento sobre o próprio trabalho realizado, a fim de ampliar seu horizonte cultural.”        

O juiz Ricardo Scaff comentou artigos da Portaria Conjunta nº 01/12, baixada em conjunto pela Presidência, a Corregedoria e a EPM. A norma tem como principal objetivo disciplinar a frequência dos servidores nos cursos e eventos ministrados pela EPM e também dispõe sobre o processo de descentralização das atividades da instituição.       

Segundo a juíza Tânia Mara Ahualli, apenas 20% dos alunos da EPM, aproximadamente, são magistrados. “A Escola já estava aberta aos funcionários todos esses anos, mas muitos deles não sabiam disso. Estamos aparelhando-a para que atinja cada vez mais pessoas”, disse.        

O assessor coordenador da Equipe de Divisão Judicial da Corregedoria, juiz Durval Augusto Rezende Filho, afirmou que é muito importante o funcionário do Tribunal aproveitar as oportunidades oferecidas. “Às vezes é difícil, falta tempo para os cursos, mas vale a pena. A Corregedoria tem interesse em que todos se especializem, tornando a prestação jurisdicional cada vez melhor.” 

Comunicação Social TJSP – MR (texto e foto)

imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP