Juízes aprovados no 183º Concurso de Ingresso começam Curso de Iniciação Funcional na EPM

Nessa quinta-feira, 28 de fevereiro, foi realizada, na EPM, a solenidade de abertura do Curso de Iniciação Funcional para os 23 juízes substitutos aprovados no 183º Concurso de Ingresso na Magistratura.  

O evento teve a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori; do vice-presidente do TJSP, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini; do diretor da EPM, desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo; e dos juízes Alexandre David Malfatti, Carlos Fonseca Monnerat e Luciana Leal Junqueira Vieira Rebello da Silva, coordenadores do curso. 

O presidente Ivan Sartori cumprimentou os novos juízes pela aprovação no Concurso e apresentou um panorama sobre a estrutura do Tribunal de São Paulo, citando as dimensões do Judiciário paulista: “Temos um orçamento maior do que 20 Estados e inúmeras cidades; 43 mil funcionários concursados e 10 mil terceirizados; mais de 700 prédios e 20 milhões de processos”. 

O presidente discorreu sobre os principais desafios da administração do Tribunal, enfatizando a importância do bom relacionamento com as outras instâncias do Judiciário, com os outros Poderes e com a imprensa: “Estamos priorizando a transparência e construindo pontes com o Conselho Nacional de Justiça, com os Tribunais Superiores, o Legislativo e o Governo, tanto o Estadual, como as prefeituras, porque precisamos de todos”, frisou. 

Ele discorreu, ainda, sobre as principais medidas adotadas na atual gestão, entre elas, a valorização e integração dos servidores, com o pagamento de créditos e a criação do CETRA; a criação da Comissão de Prerrogativas e Segurança dos Magistrados e do Gabinete de Planejamento e Gerenciamento de Crises; a ampliação da digitalização no Estado; a regionalização do Estado e a administração participativa. “Precisamos desenvolver, desde o início da carreira, a cultura do juiz administrador e  peço aos senhores muita atenção com a administração do fórum, porque estarão nos ajudando e contribuindo para a valorização do Judiciário e preservação de nossa estrutura”, ressaltou. 

Ivan Sartori salientou, ainda, a importância da simplicidade, humildade e controle para o juiz, sem perder a altivez do cargo, além do diálogo permanente com magistrados e servidores. Por fim, desejou muita sorte aos novos juízes. “Todos têm dificuldades, mas o fundamental é querer acertar e os senhores não estão sozinhos: a Presidência, a Vice-Presidência, a Corregedoria, a Escola da Magistratura e os demais órgãos do Tribunal estão ao lado dos senhores e de portas abertas para recebê-los, porque o sucesso dos senhores é o sucesso da Justiça”, concluiu. 

Na sequência, o desembargador Armando Toledo saudou os juízes ingressantes e agradeceu a presença do presidente e do vice-presidente na EPM, bem como a atuação dos coordenadores do Curso da Escola. “Esse é um momento muito especial na administração da Justiça em nosso Estado e fico muito feliz porque a Escola jamais teve a dedicação e o aporte da Presidência, da Vice-Presidência e da Corregedoria que está tendo atualmente”, ressaltou.  

O diretor da EPM exortou a todos a participarem e aproveitarem o momento ímpar da Escola, de forma a consolidar um caminho que seja irreversível em relação ao que está sendo criado: “Não será difícil, mas depende muito dos senhores, que são nosso público-alvo principal e que nos motivam a ampliar e melhorar, cada vez mais, o trabalho da Escola, deixando horizontes largos e um futuro promissor”, frisou, convidando todos a prestigiar as atividades da EPM: “Quero que todos tenham a certeza de que a Escola é um porto seguro, onde encontrarão todo o respaldo em tudo o que precisarem para uma boa jurisdição, para que sejam juízes eficazes, proficientes e, acima de tudo, felizes”, concluiu. 

O vice-presidente Gonzaga Franceschini também cumprimentou os juízes e destacou o dinamismo da atual gestão do Tribunal: “Estamos vivendo um momento maravilhoso e espero que os senhores que estão ingressando agora nos ajudem, representando muito bem o Poder Judiciário, onde quer que estejam”, salientou. Ele ressaltou, ainda, a necessidade do respeito com todos, frisando que o bom juiz não se impõe pelo temor, mas pelo respeito. “Confiamos muito nos senhores, porque são vencedores e estou muito feliz em estar com todos e espero que sejam muito felizes na carreira”, concluiu.

Curso  

Com ênfase na formação humanística e na pragmática da jurisdição, o Curso de Iniciação Funcional da EPM é realizado em duas etapas. A primeira, presencial, tem a duração de dois meses e consiste de palestras, audiências simuladas e visitas técnicas. A segunda etapa é realizada a distância, após os juízes assumirem seus cargos nas respectivas circunscrições. 

Além de propiciar o relacionamento do juiz com os demais profissionais do Direito e de outras áreas, o curso tem uma programação multidisciplinar que abrange matérias de Direito Ambiental, Direito do Consumidor, Direito Eleitoral, Direitos Humanos, entre outras, além de Política e Gestão Judiciária, segurança de magistrados, relações com imprensa e com o Governo e outros temas.

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP