Juízes substitutos participam de atividades sobre gerenciamento e gestão de cartórios no Fórum João Mendes Junior

Nessa sexta-feira, 1º de março, os 23 juízes substitutos aprovados no 183º Concurso de Ingresso na Magistratura participaram de palestra e realizaram visitas a cartórios no Fórum João Mendes Junior. O evento fez parte da programação do Curso de Iniciação Funcional promovido pela EPM e teve a participação dos juízes Carlos Fonseca Monnerat e Luciana Leal Junqueira Vieira Rebello da Silva, coordenadores do curso, e de servidores da SPI. 

A secretária Ana Lúcia Negreiros, da Secretaria de Primeira Instância (SPI) proferiu palestra sobre gerenciamento e gestão de cartórios. Ela citou as diferenças na organização e no fluxo de trabalho nos cartórios do Estado, destacando o modelo NEP (Nova Estratégia de Produção), desenvolvido pela Corregedoria Geral da Justiça. Discorreu, ainda, sobre as estratégias para otimização do processamento dos feitos, como a criação das centrais de mandados e a implementação do processo digital. 

Ela observou que cada unidade judicial tem suas particularidades e que a gestão a ser implantada pelo juiz junto ao coordenador ou supervisor do cartório é a simbiose dele com a equipe da unidade judicial. “Sou apaixonada por gestão cartorária, porque é a ‘alma do negócio’ e a SPI está à disposição para esclarecer todas as indagações dos senhores, inclusive, por e-mail”, concluiu Ana Lúcia. 

Na sequência, os juízes foram divididos em turmas e visitaram dois cartórios de Varas Cíveis e dois cartórios de Varas de Família do Fórum Central. 

Cada turma visitou um cartório tradicional (divisão do trabalho por final do número do processo) e um cartório em que já foi implementado o modelo NEP (divisão do trabalho em cinco tarefas, com um grupo especializado de servidores para cada tarefa).  

Os juízes tiveram a oportunidade de conversar com magistrados e com servidores e verificar as diferenças na gestão das rotinas de trabalho de cada modelo, além de esclarecer dúvidas sobre o processamento digital e diversas outras questões da rotina dos cartórios.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP