Juízes substitutos do 183º Concurso de Ingresso concluem etapa presencial do Curso de Formação Inicial da EPM

Nos dias 18 e 19 de abril, os juízes substitutos aprovados no 183º Concurso de Ingresso na Magistratura participaram das últimas atividades da etapa presencial do Curso de Formação Inicial da EPM. A próxima etapa será realizada a distância.  

No dia 18, foi realizado um workshop sobre o uso de programas do Office da Microsoft, sob a coordenação do juiz Fernando Antonio Tasso. Na oportunidade, os juízes receberam orientações e dicas para melhor aproveitamento dos recursos dos programas Word e Outlook.  

No dia 19, foram realizadas atividades com os monitores do Curso de Formação Inicial. Além dos coordenadores do curso, juízes Alexandre David Malfatti, Carlos Fonseca Monnerat, Luciana Leal Junqueira Vieira Rebello da Silva e Marcos de Lima Porta, participaram os monitores do curso juízes Alexandre Dartanhan de Mello Guerra, Anderson Cortez Mendes, Carolina Nabarro Munhoz Rossi, Durval Augusto Rezende Filho, Fábio Aguiar Munhoz Soares, Jayme Martins de Oliveira Neto e Márcia Helena Bosch. As atividades tiveram o apoio de servidores do Setor Psicossocial do TJSP. 

O juiz Alexandre Malfatti agradeceu aos professores e saudou o sucesso do curso, frisando que ele demonstra a preocupação do Tribunal de Justiça com a seleção e com a formação dos juízes ingressantes. “É muito importante esse contato entre vocês e com a Escola e estamos muito satisfeitos por estarem todos aqui”, ressaltou. Ele destacou, ainda, a solidariedade entre os juízes: “Foi muito gratificante perceber o cuidado que cada um demonstrou com o colega que irá sucedê-lo na vara, que é uma das razões que nos deixa muito orgulhosos de todos. Vocês são muito especiais para nós e sempre terão um espaço na Escola”, concluiu.

 O juiz Carlos Monnerat destacou a alegria de ter participado da coordenação do curso e também destacou a importância do contato cotidiano com os juízes substitutos. “Foi uma experiência maravilhosa conviver com vocês nesses meses, porque isso nos dá um ânimo novo, além do incentivo do dever cumprido e de saber que outras pessoas continuarão a tarefa que, com o tempo, deixaremos. Nossa esperança é que alguns de vocês também atuem, na Escola, como monitores e, quiçá, na coordenação do curso de Formação Inicial da Escola”, ressaltou, lembrando que todos estarão juntos novamente no curso de vitaliciamento, previsto para junho de 2014. “Desejo a todos que sejam muito felizes e espero que se lembrem de que sempre serão capazes de fazer a diferença”, concluiu. 

Diversos juízes substitutos se manifestaram no encerramento, agradecendo os coordenadores e professores do curso e funcionários da EPM. Entre as atividades destacadas, estavam a visita ao Centro de Detenção Provisória de Pinheiros e as orientações da coordenação. 

Curso 

Durante a etapa presencial, os novos juízes participaram de intensa programação teórica e prática, com um conteúdo multidisciplinar e enfoque na pragmática jurisdicional e na formação humanística. Além das aulas, foram realizadas designações em varas da Capital, possibilitando a interação dos juízes substitutos com advogados, promotores e partes, sempre com a orientação de magistrados experientes.  

Além da palestra e da visita ao sistema prisional paulista, foram realizadas diversas outras atividades complementares, entre elas, uma palestra sobre gerenciamento e gestão de cartórios, com visita a cartórios do Fórum João Mendes Junior; um treinamento sobre o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), com técnicos da empresa responsável pela implantação do SAJ no Tribunal de Justiça; um simpósio sobre política e gestão judiciária; e palestras sobre segurança de magistrados e relações com imprensa, entre outras.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP