“1º Curso prático de mediação e conciliação, de acordo com a Resolução 125/10 do CNJ” (Capital) começa no dia 7/6

Nessa sexta-feira, 7 de junho, terá início o Curso prático de mediação e conciliação, de acordo com a Resolução 125/10 do CNJ (Capital) da EPM. 

As atividades acontecerão das 19 às 22 horas (sextas-feiras) e das 8 às 13 horas (sábados), no auditório do 2º andar do prédio da EPM (Rua da Consolação, 1.483), conforme a programação abaixo. O curso terá carga horária de 16 horas/aula e está sob a coordenação do desembargador José Carlos Ferreira Alves e dos juízes Jorge Tosta e Glaís de Toledo Piza Peluso. 

Será fornecido certificado ao aluno que tenha registrado 75% de frequência.

Programação
:

1ª aula: 7/6/2013 (sexta-feira, das 19 às 22 horas)
Apresentações, proposta do curso e programa; Visão Panorâmica da Negociação com base no Manual de Mediação; Negociação por posição; Negociação por interesse; Método da Negociação baseada em princípios; Separe as pessoas do problema e foco nos interesses; Geração de Opções de Ganhos Mútuos; Exercício: O Dilema do Prisioneiro – competir ou cooperar; Utilização de Critérios Objetivos e Maana; Processo de Mediação – introdução- com base no Manual de Mediação; Estágios da Mediação – Reunião de Informações e Identificação de Q.I.S.; Aproximando-se do acordo e encerramento.  

2ª aula: 8/6/2013 (sábado, das 8 às 13 horas)
Preparo da Mediação; Declaração de abertura do Mediador; Sessão Conjunta – objetivos do Mediador- Identificação de Questões e Interesses; Exercícios- Q.I.S.; Resumo; Vídeo – Oficina até resumo; Exercício de declaração de abertura- Orientação aos mediadores e às Partes para não teatralizarem demais, informações confidenciais; Dinâmica – Exercício: O Pedreiro – até declaração das partes e coleta de dados, identificação de Q.I.S- sem resumo, discussão da dinâmica; Intervalo; as Doze Ferramentas para provar mudanças; Recontextualização; Audição de Propostas; Afago; Silêncio; Sessões Privadas; Inversão de Papéis; Geração de Opções; Normalização; Organizações de questões; Enfoque prospectivo; Teste de Realidade; Validação de Sentimentos. 

3ª aula: 14/6/2013 (sexta-feira, das 19 às 22 horas)
Revisão dos Estágios de Mediação – 12 ferramentas para provocar mudança; Exibição do vídeo Oficina; Aproximação do acordo; Redação do acordo; Encerramento da Mediação; Código de ética; Resolução 125 CNJ; Orientações aos Mediadores (Declaração de Abertura – Planilha Q.I.S.) e às partes para não teatralizarem demais, informações confidenciais; Visando as simulações do dia seguinte. 

4ª aula: 15/6/2013 (sábado, das 8 às 13 horas)
Reforço das orientações aos mediadores; Dinâmica – Exercício: A Cama; Discussão da Dinâmica; Dinâmica – Exercício: O Gol; Discussão da Dinâmica; Dinâmica – Exercício: Acidente de Trânsito; Discussão da Dinâmica; Dinâmica – Exercício: A Ilha; Discussão da Dinâmica; Avaliação dos Instrutores, Dinâmica do encerramento. 

Palestrantes convidados (sujeito a confirmações): 

Claudio Aparecido Ribas

Eugênia Zarenczanski

Irany Maia

Jorge Tosta

Margarete Aparecida Saltoratto

Mirian Blanco Muniz

Paula Potenza Muniz

Renata Malheiros

Robertha Aranha


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP