Direitos humanos dos trabalhadores são analisados na Jornada Mundial do Direito Humanos

No dia 29 de outubro, foi realizada, na EPM, a 13ª mesa de debates da Jornada Mundial de Direitos Humanos: O Novo Constitucionalismo promovida em conjunto com a PUC/SP.

Na ocasião, foi analisado o tema “Direitos humanos dos trabalhadores”, com a participação do desembargador Nelson Nazar, do juiz Marcelo Benacchio, coordenador da Jornada, do administrador Ney Prado Junior e dos advogados Carlos Frederico Zimmermann Neto e Ricardo Hasson Sayeg, também coordenador da Jornada.

A abertura foi feita pelo diretor da EPM, desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo, que agradeceu a presença dos palestrantes e coordenadores e ressaltou o sucesso da Jornada, iniciada no dia 6 de agosto.

 

Carlos Zimmermann Neto foi o primeiro a palestrar. Ele discursou sobre a importância do Direito Trabalhista, frisando que ele também é um direito humano, pois “95% da população é empregado e não capital”. Ele citou, ainda, problemas como o trabalho forçado e os acidentes de trabalho, relacionando-os aos direitos internacionais humanos.

 

Já o desembargador Nelson Nazar deliberou sobre os conceitos de liberdade e igualdade para elogiar a nova Constituição.

 

O juiz Marcelo Benacchio levantou algumas inquietações sobre a exportação de empregados e como a lógica capitalista de se comprar o mais barato fere os direitos humanos, pois o mais barato pode vir de uma mão de obra precária.

 

Jornada mundial de direitos humanos

 

Composta de 19 mesas de debates, a Jornada mundial de direitos humanos: o novo constitucionalismo teve início no dia 6 de agosto (data do ataque nuclear em Hiroshima) e prossegue até o dia 10 de dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Dentre os próximos temas a serem debatidos, estão a proteção dos direitos humanos dos trabalhadores; dos enfermos e idosos; os direitos humanos ambientais e os da atividade empresarial e bancária, dentre outros (veja a programação completa).

 

As inscrições e matrículas para as mesas do mês de dezembro podem ser feitas até o dia 28 de novembro, preenchendo a ficha de inscrição diretamente no site da EPM e efetuando a matrícula, conforme descrito no edital específico. 

 
Texto: Giulia Araujo


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP