Comunidade jurídica prestigia abertura do Ano Judiciário

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, imprimiu um tom objetivo e pragmático na abertura do Ano Judiciário, realizada hoje (15) no início da primeira sessão do Órgão Especial em 2014. Em vez de um evento pontuado por solenidade e formalismo, o que se viu foi um breve – mas não menos significativo – encontro dos operadores do Direito no Estado: magistratura, Ministério Público, advocacia e Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

        

Além do presidente, compuseram também a mesa de trabalho os demais integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM) – desembargadores Eros Piceli (vice-presidente), Hamilton Elliot Akel (corregedor-geral da Justiça), Artur Marques da Silva Filho (presidente da Seção de Direito Privado), Ricardo Mair Anafe (presidente da Seção de Direito Público), Geraldo Francisco Pinheiro Franco (presidente da Seção de Direito Criminal) e Walter de Almeida Guilherme (decano, em exercício) –, além do procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa; o presidente da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), Marcos da Costa; e a secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, que representou o governador Geraldo Alckmin.

        

O primeiro a discursar foi o procurador-geral Márcio Elias Rosa, que rendeu homenagens aos integrantes do TJSP, servidores, à Corregedoria Geral da Justiça, Escola Paulista da Magistratura (EPM), CSM, OAB/SP, Secretaria da Justiça e todos os presentes no Salão Nobre. “Desejo êxito neste Ano Judiciário. Meus parabéns ao presidente Renato Nalini, que saberá contribuir para que o Tribunal de Justiça continue a ser exemplo estatal nos âmbitos paulista e brasileiro”, declarou. “A histórica atuação do TJSP nos faz crer que teremos um profícuo ano de trabalho, um ano de realizações, a favor do povo, dos Poderes e das instituições. Conte com a devoção do Ministério Público na defesa da Justiça.”

        

O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, cumprimentou a todos e desejou boa sorte à nova gestão do maior tribunal do País. Ele ainda parabenizou o presidente Renato Nalini pela disposição ao diálogo com a advocacia e o Ministério Público. “A resolução dos problemas será mais eficaz quanto maior a união dos esforços. A OAB SP vai trabalhar junto para resolver os complexos desafios do Judiciário Paulista”, afirmou.

        

Eloisa Arruda saudou os que compareceram ao Salão Nobre, congratulando, ainda, a EPM e a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis). Fez especial menção ao ex-presidente Ivan Sartori, pelo empreendedorismo de sua gestão e a parceria entre Judiciário e Executivo, e cumprimentou o desembargador Renato Nalini. “Eminente jurista, jornalista, membro da Academia Paulista de Letras... Não bastassem os atributos profissionais, há também o ser humano Nalini. Coração grandioso, gestos generosos, um juiz cristão. Temos certeza, presidente, de que dará continuidade à gestão progressista do desembargador Sartori, mas com a marca de sua personalidade”, afirmou. “Que 2014 seja ótimo aos integrantes do sistema de Justiça. Neste ano, São Paulo dará, novamente, exemplo ao País.”

        

Ao encerrar o evento, o presidente declarou que se dará continuidade na jornada rumo à eficiência, em prosseguimento à administração dinâmica e proativa do desembargador Ivan Sartori, e citou como algumas das metas a consolidação do processo eletrônico e a valorização dos servidores. “Prometemos devotamento na busca de soluções, mas é preciso conclamar a conscientização de todos, quadro interno e sociedade paulista, a encarar os desafios postos por um convívio pluralista e de crescente complexidade”, disse Renato Nalini, que ressaltou a produtividade como palavra-chave num contexto judiciário nacional caracterizado por mais de 90 milhões de ações em tramitação, dos quais cerca de 20 milhões apenas no Estado de São Paulo.

        

“Este é um ano atípico, em que os olhos estarão sobre o Brasil. Que a Justiça de São Paulo possa conquistar alguns pontos a mais no campeonato que realmente interessa, que é reduzir a taxa de angústia que todas as pessoas carregam nesta frágil e efêmera caminhada pela Terra. A Providência Divina estará conosco. Humildemente A invocamos para nos inspirar a todos e para atender a seus desígnios.”

        

Também prestigiaram a cerimônia desembargadores, magistrados, integrantes do Ministério Público e da advocacia, policiais civis e militares e servidores públicos.

       

Assista ao vídeo com trechos dos discursos proferidos na cerimônia.

        

Comunicação Social TJSP – MR (texto) / AC (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP