EPM conclui o 2º curso “Poder Judiciário para jornalistas”

    No dia 12 de agosto, a Escola Paulista da Magistratura concluiu o 2º curso “Poder Judiciário para jornalistas – A estrutura, os princípios norteadores e as diferenças de linguagem”. O curso teve como objetivo principal aproximar o Judiciário e a imprensa, transmitindo informações sobre a estrutura jurídica, princípios do Direito, funcionamento e principais procedimentos do Judiciário.


    No encerramento do evento, a juíza Carolina Nabarro Munhoz Rossi, coordenadora do curso e responsável pela área de mídia da EPM, lembrou que a programação destacou o estudo de questões práticas do funcionamento do Judiciário, mas buscou enfocar, também, o relacionamento com a imprensa. “Procuramos atender ao que foi solicitado pela maioria dos alunos do 1º curso, trazendo temas específicos, como “Processo Civil” e “Processo Penal”, mas continuamos a discutir aspectos do relacionamento entre a imprensa e o Judiciário, com palestrantes que transitam entre as duas áreas”, explicou.


    Ela salientou que o tema “O juiz e a mídia”, analisado nos cursos para magistrados da EPM, tem despertado interesse em juízes de outros Estados. “No próximo dia 23, discutiremos a questão em Manaus, a convite da Escola da Magistratura do Amazonas. Está sendo aberto um espaço para debate e esperamos que isso resulte em melhoria do relacionamento entre o Judiciário e a imprensa”, concluiu.


    Os participantes elogiaram a iniciativa da EPM, ao criar uma oportunidade para esclarecimentos e diálogo com o Judiciário e sugeriram que seja criado um fórum eletrônico de debates, para aprofundamento das questões discutidas no curso.


    O curso teve início no dia 3 de agosto, com palestra da juíza Carolina Nabarro sobre a função do Poder Judiciário no Estado Democrático de Direito e a estruturação e relacionamento do Judiciário com os outros Poderes e com a imprensa.


    No dia 4, o juiz Paulo Rogério Bonini explicou os procedimentos relacionados ao processo penal. No dia 5, o processo civil foi analisado pelo juiz Luiz Renato Bariani.


    No dia 10, o juiz Marco Aurélio Stradiotto de Moraes Ribeiro Sampaio foi o palestrante, discorrendo sobre temas como: os princípios constitucionais e processuais de Direito; o devido processo legal; o duplo grau de jurisdição; o contraditório; a ampla defesa; a liberdade de expressão; a  intimidade; e a liberdade de imprensa, entre outros.


    Dando sequência ao curso, no dia 11, o desembargador Aloísio de Toledo César discorreu sobre as questões éticas relativas ao Judiciário e à imprensa e sobre o  papel do juiz, suas prerrogativas, garantias e deveres. Em seguida, o jornalista Sidnei Basile proferiu palestra sobre os mecanismos de controle internos da mídia.


    O último dia de curso teve como palestrante o jornalista José Paulo Lanyi, que discorreu sobre a cobertura jornalística do Poder Judiciário e sobre o relacionamento entre os juízes e imprensa.   


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP