EPM presta homenagem ao educador Pedro Salomão José Kassab
Leia, abaixo, a homenagem póstuma prestada pelo diretor da EPM, desembargador Antonio Rulli Junior, ao médico e professor
Pedro Salomão José Kassab (foto em destaque):
“Hoje quero consignar um voto de profundo pesar pelo falecimento do Dr. Pedro Salomão Kassab. Médico e Educador Emérito, falecido na madrugada do dia 15 de setembro de 2009, amigo sempre leal e fiel aos ideais de ética, cidadania e democracia.
Nasceu o Dr. Pedro no ano de 1930, nesta Capital, formando-se médico pela Universidade de São Paulo no ano de 1953. A militância na área médica o levou à presidência da Associação Médica Mundial e à presidência da Associação Médica Brasileira (AMB), mas a grande paixão sempre foi a educação, onde também se consagrou como educador emérito, tendo presidido o Conselho Estadual de Educação e a Câmara de Educação Superior do Órgão.
Conheci o Dr. Pedro quando eu era vice-diretor e diretor da Escola Paulista da Magistratura, admirando-o pelo seu descortino no campo da educação.
Por ocasião dos 20 anos da Escola Paulista da Magistratura o Dr. Pedro compareceu às solenidades e minha nora Cristiane o reconheceu, pois, quando menina, se lembrara que o Dr. Pedro comparecera ao enterro de seu avô, em Porto Alegre, proferindo discurso em homenagem ao falecido, que era o Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), eleição que contou com o prestígio e o apoio indispensável “daquele paulista ilustre”. Fiquei emocionado com a conversa pela coincidência naquela data dos vinte anos da Escola Paulista da Magistratura.
Passei a conversar muito com o Dr. Pedro que deu apoio aos projetos da EPM junto ao Conselho Estadual de Educação.
A compreensão do Dr. Pedro sobre a Escola Paulista da Magistratura me surpreendeu, pois suas colocações eram aquelas de que a nossa Escola era de natureza Institucional, por pertencer ao Tribunal de Justiça e tinha o seu lado acadêmico, posicionamento que poucos entendem. Esta visão de educador tinha um sentido de raiz, começando na família onde educou os filhos com o mesmo ardor que estimulava suas ações no campo educacional.
Os valores que tinha e com os quais educava os filhos era o da ética e que procurava estender às atividades da educação para melhor formar uma cidadania consciente, indispensável no mundo atual, essencialmente democrático por exigir a participação de todos: o sol nasceu para todos, mas só tem sombra quem plantou uma árvore.
Analiso os projetos da Escola Paulista da Magistratura aprovados pelo Conselho Estadual de Educação e fico imaginando quantos colegas de outros Estados participam dos nossos cursos pelo sistema de vídeo conferência, educação à distância, e em todos os aspectos vejo o otimismo do Dr. Pedro e o incentivo para que prossigamos nos nossos ideais de formação e aperfeiçoamento dos magistrados brasileiros.
O Dr. Pedro se torna, agora, na Escola Paulista da Magistratura, aquela figura de silenciosa grandeza, que sempre lutou pela educação para todos, para permitir ao cidadão escrever de seu próprio punho sua própria história onde nasceu, viveu e morreu que é a história deste “paulista ilustre” que foi além do seu Estado.”
São Paulo, 16 de Setembro de 2009.
Desembargador Antonio Rulli Junior,
Diretor da Escola Paulista da Magistratura
Presidente do Colégio Permanente de Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura(COPEDEM) Clique aqui para acessar a notícia da Condecoração de Julho de 2008. Clique aqui para acessar a notícia da Homenagem de Novembro de 2008.