05/05/08: EPM promoverá cursos sobre o Judiciário e a imprensa para magistrados e jornalistas

EPM promoverá cursos sobre o Judiciário

e a imprensa para magistrados e jornalistas


 
O relacionamento entre o Judiciário e a imprensa será tema de dois cursos na EPM: um voltado para os juízes substitutos aprovados no 179º Concurso de Ingresso na Magistratura e outro para estudantes e profissionais de jornalismo. O assunto também será discutido no Curso de Iniciação Funcional para os juízes aprovados no 180º Concurso de Ingresso na Magistratura.

 

Os eventos estão sob a responsabilidade da juíza Carolina Nabarro Munhoz Rossi, coordenadora de mídia da EPM, e terão, entre seus palestrantes, magistrados e jornalistas. “O objetivo é fazer uma ponte entre o Judiciário e a imprensa, mostrando ao magistrado como agir diante da mídia e apresentando, ao jornalista, as características do Judiciário”, adianta a juíza.

O curso para magistrados deverá ser realizado no período noturno, por meio de videoconferência. O curso atenderá aos novos critérios estabelecidos pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para os fins de vitaliciamento. De acordo com a Resolução nº 2/2007 e com o Ato Normativo nº 2/2007 da Enfam, para obter o vitaliciamento, os juízes substitutos deverão frequentar, com aproveitamento, cursos de aperfeiçoamento com, no mínimo, 30 horas/aula semestrais ou 60 horas/aula anuais.

 

O curso para jornalistas está previsto para o próximo mês de setembro e deverá ser realizado no horário das 19 às 23 horas (acompanhe, na seção Cursos e Eventos, a abertura das inscrições, que serão gratuitas).

Por fim, como parte da programação do Módulo Especial do Curso de Iniciação Funcional da EPM, os juízes substitutos aprovados no 180º Concurso de Ingresso na Magistratura participarão de dois eventos: um seminário e uma visita a uma redação jornalística. O objetivo é mostrar aos novos magistrados o funcionamento dos meios de comunicação e as principais dificuldades encontradas na cobertura do Judiciário e no diálogo do juiz com os profissionais da imprensa.



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP