EPM capacita 82 novos conciliadores e mediadores judiciais

EPM capacita 82 novos conciliadores e mediadores judiciais

No último dia 31 de agosto, no salão Ministro Costa Manso, do Palácio da Justiça de São Paulo, foi realizada a solenidade de formatura do III Curso de Capacitação em Conciliação e Mediação Judicial da Escola Paulista da Magistratura.
 
  Realizado de 11 de agosto de 2006 a 25 de maio de 2007, o curso foi destinado à capacitação de 82 profissionais para atuarem junto ao Poder Judiciário nas soluções alternativas de litígio.

Presentes à mesa estavam os desembargadores: Marcus Vinicius dos Santos Andrade, diretor da Escola Paulista da Magistratura, Paulo Dias de Moura Ribeiro, coordenador de formas alternativas de soluções de lides da EPM, Maria Cristina Zucchi, professora responsável pelo curso, Ademir de Carvalho Benedito, presidente da seção de Direito Privado do TJSP e Constança Gonzaga Junqueira de Mesquita. Também estava presente Joaquim Pedro Villaça de Souza Campos, membro do Conselho Estadual da Educação.

Nazario Guirao, orador da turma, falou que o homem desaprendeu a ouvir e a dialogar e, assim, distanciou-se de seus semelhantes. “O processo e a Justiça começam a perceber a necessidade de fazer com que os homens se encontrem e a importância de voltar ao tempo das conversas na calçada, da troca da xícara de açúcar com o vizinho. É necessário buscar uma nova forma de Justiça. Pelo restabelecimento do diálogo, pelo encontro entre as pessoas, pelo retorno da amizade, pelo encontro da solução mais justa e se possível mais jurídica”, disse.

Marie Claire Libron Fidomanzo, também oradora, salientou que a mediação é qualidade de vida, na medida em que contribui diretamente para o equilíbrio social e a diluição dos conflitos, combatendo a violência urbana e resgatando a dignidade humana.
 
  Marcus Vinícius dos Santos Andrade afirmou que há uma preocupação sempre presente do Poder Judiciário na solução dos problemas que lhe são trazidos. “Essa preocupação se torna mais aguda quando o próprio Judiciário acredita que deve provocar outras formas para que as lides sejam compostas e a mediação e a conciliação se casam muito bem para isso. Os senhores e as senhoras terminaram o nosso curso de capacitação em conciliação e mediação de conflitos judiciais, esse não é o fim, mas o começo.”

O curso de Capacitação em Conciliação e Mediação Judicial da Escola Paulista da Magistratura já está na sua quarta versão, iniciada no último dia 3 de agosto, com 98 alunos inscritos.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP