EPM realiza formatura do 2º Curso de Pós-Graduação em Direito Processual Civil

EPM realiza formatura de mais um curso de pós-graduação

No último dia 10 de fevereiro foi realizada, no salão Ministro Costa Manso do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a solenidade de formatura do 2º Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Direito Processual Civil, da Escola Paulista da Magistratura.

Estiveram presentes à cerimônia, entre outras autoridades, o diretor da EPM, desembargador Carlos Augusto Guimarães e Souza Júnior, também presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura – Copedem; o desembargador José Roberto dos Santos Bedaque, coordenador do curso de pós-graduação “lato sensu” – especialização em Direito Processual Civil da EPM; o desembargador Octávio Roberto Cruz Stucchi, vice-diretor da Escola Paulista da Magistratura; o desembargador Paulo Henrique Barbosa Pereira, presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral; o desembargador Álvaro Lazzarini, decano do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; o desembargador Ademir de Carvalho Benedito, presidente da Seção de Direito Privado do TJSP;  o desembargador Marcus Vinicius dos Santos Andrade, diretor eleito da Escola Paulista da Magistratura; e o desembargador Antônio Rulli Júnior, vice-diretor eleito da EPM.

A abertura da solenidade ficou a cargo do desembargador Guimarães e Souza, que em seguida passou a palavra ao coordenador do curso, desembargador José Roberto dos Santos Bedaque. Ele deu início ao seu discurso lembrando que, ao término deste curso a Escola Paulista da Magistratura alcança dois objetivos: o primeiro, proporcionar aos magistrados a obtenção de conhecimento para exercer a função jurisdicional de forma mais adequada; e o segundo, atender à comunidade jurídica como um todo. Ele reiterou que a EPM tem tentado ao longo deste período trazer renomados especialistas em Direito Processual Civil de todo o Brasil, para transmitir aos alunos tudo aquilo que se discute atualmente na matéria, com o objetivo de aprimorar seu conhecimento e dar maior celeridade ao processo, à justiça. Bedaque destacou também a importância dos subcoordenadores e monitores do curso, sem os quais esses objetivos jamais teriam sido alcançados, não se esquecendo ainda de agradecer ao apoio dos funcionários da EPM e, em especial ao desembargador Guimarães e Souza pela confiança, por mantê-lo como coordenador do curso durante a sua gestão.

Na seqüência, foi o desembargador Vanderci Álvares, escolhido como orador da turma, quem usou o microfone. Ele iniciou sua fala ressaltando a importância da EPM como referência nacional e internacional na realização de cursos de especialização. Quanto ao período de convivência entre os alunos durante o curso, falou do congraçamento, da amizade e da troca de experiências entre os mais diversos operadores do Direito presentes, desde auxiliares judiciários, escreventes, assistentes, oficiais de justiça e advogados, até juízes, desembargadores e procuradores do Município, do Estado e da União. Elogiou ainda a qualidade e a competência dos professores integrantes do corpo docente da EPM.

Após a entrega dos certificados aos formandos, o encerramento ficou por conta do desembargador Guimarães e Souza. Ele ressaltou a importância do evento, tanto para a vida dos formandos quanto para a história da Escola. Lembrou ainda que a EPM “que por disposição estatutária deve prioritariamente promover a formação e o aprimoramento de magistrados, teve um desenvolvimento bastante acentuado a partir do momento em que obteve autorização do Ministério da Educação, delegada ao Conselho Estadual da Educação, para realizar cursos de pós-graduação, que já somam 14 desde então”. O desembargador destacou ainda uma vantagem que a EPM leva em relação a outras instituições de ensino superior: são os professores convidados pela EPM, todos oriundos do corpo docente das melhores Universidades do País, diferentemente destas, que têm em seus cursos de pós-graduação sempre os mesmos professores, fixos, integrantes de seus quadros próprios. Como demonstração dessa qualidade exemplificou o fato de a cerimônia de formatura estar sendo realizada não nas dependências da Escola, mas no salão Ministro Costa Manso do Tribunal de Justiça, onde acontecem as principais solenidades do Poder Judiciário paulista.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP