EPM promove videoconferência sobre alterações do CPC para mais de 150 comarcas do interior

EPM promove videoconferência sobre alterações do CPC para

                           mais de 150 comarcas do interior


A Escola Paulista da Magistratura realizou, no último dia 14/8, em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça e a Rede do Saber, a videoconferência “Novas Alterações do Código de Processo Civil”. O evento foi destinado a todos os juízes e diretores dos cartórios de mais de 150 comarcas do interior do Estado de São Paulo.

A videoconferência foi aberta pelos desembargadores Gilberto Passos de Freitas, corregedor-geral da Justiça, e Marcus Vinicius dos Santos Andrade, diretor da Escola Paulista de Magistratura – EPM, e pelo coordenador do evento, o juiz Edison Aparecido Brandão. Seguiu-se a discussão dos juízes Marco Antonio Botto Muscari, Gilson Delgado Miranda e Samuel Francisco Mourão Neto e palestra com o desembargador Antonio Carlos Marcato. O evento foi encerrado pelos desembargadores Celso Luiz Limongi, presidente do Tribunal de Justiça, e Antonio Carlos Malheiros, coordenador da EPM, na área de Aperfeiçoamento Funcional dos Servidores.

O diretor da EPM abriu a conferência falando da importância e alcance dessa ferramenta interativa. “Assim podemos estar em contato direto com os nossos funcionários.” Para o juiz Edison Brandão, é um momento inédito. “Sinto muito orgulho de participar de um momento histórico da magistratura paulista. A Justiça terá um melhor andamento.”

 

O juiz auxiliar Marco Antonio Botto Muscari, ressaltou que a Corregedoria encontrou um parceiro notável no diretor da EPM, possibilitando a realização de inúmeros cursos sobre as reformas do CPC nos últimos dois meses. “Hoje praticamente todos os milhares de diretores do Estado já participaram desses eventos.”

 

A palestra interativa foi realizada nos estúdios da Rede do Saber, localizados na sede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e contou com a participação massiva dos diretores de cartórios do interior do Estado.

Para o coordenador da EPM, desembargador Antonio Carlos Malheiros, os cursos que estão sendo realizados para os funcionários do judiciário são de grande importância, pois eles sempre foram deixados em segundo plano. “É objetivo nosso, da Escola Paulista da Magistratura, da corregedoria e até mesmo da presidência do Tribunal, que os funcionários sejam muito valorizados. Sem eles nós não conseguimos nada. Nós todos falamos de um novo judiciário, de um judiciário maior, mais ágil, mas sem os funcionários, nós não fazemos absolutamente nada. Eu vejo isso de uma importância absoluta. É uma maneira que nós temos de agradecer aos funcionários tudo o que eles têm feito por nós”, afirmou.

As reformas que houve na Legislação brasileira são recentes. Elas começaram em 1992 e são um reflexo de um movimento internacional, segundo o desembargador Antonio Carlos Marcato. “O objetivo básico das reformas, de forma sintética, é tornar o processo mais ágil e fazer com que a prestação da justiça também seja mais rápida.” Para o desembargador Marcato, esses cursos que estão sendo realizados são de extrema importância para capacitar os diretores de cartórios do interior de São Paulo. “O pessoal do interior têm dificuldade de acesso às informações, que ficam concentradas em São Paulo, e para eles, que têm o dia-a-dia nas suas respectivas comarcas, é praticamente impossível vir para cá para participar de capacitações. Esses cursos a distância propiciam para todos o mesmo tipo de informação. É muito importante a difusão da Rede do Saber, que se faz em tempo real. É uma forma de disseminar, de capilarizar a informação”, diz.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP