EPM inicia novo curso de Direito de Família com exposição sobre conciliação, mediação e sentença

Oswaldo Peregrina Rodrigues foi o palestrante.

  

Com o tema “Relações familiares: conciliação, mediação e sentença”, teve início no último dia 1º o curso  Direito de Família da EPM. A exposição foi proferida pelo promotor de Justiça aposentado Oswaldo Peregrina Rodrigues e teve a participação do desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro, coordenador do curso.

 

Oswaldo Rodrigues iniciou a exposição explicando a diferença entre conciliação, mediação e sentença. “A intenção do mediador não é necessariamente alcançar um acordo, mas resolver o conflito, por isso a mediação tem um enfoque muito maior nas relações familiares”, observou. Ele esclareceu que o conciliador tem liberdade para propor soluções e o mediador não. E acrescentou que o mediador tem que levar as partes a entenderem o conflito e a chegarem a um consenso, quando se estabelece um vínculo entre as partes.

 

A seguir, o professor discorreu sobre as soluções consensuais ou judiciais envolvendo diversos conflitos familiares. “Nós vivemos em sociedade e o vínculo mais próximo que temos é a convivência no núcleo familiar. Dessa convivência nascem os conflitos de interesses e os litígios. Diante desse conflito e desse litígio é preciso buscar a solução do conflito sem a necessidade de decisão judicial, que apenas resolve o processo”, ponderou. E ressaltou que os profissionais do Direito devem ter sempre isso como parâmetro. “Às vezes, resolve-se o processo de um e esse único processo vira dez”, salientou.

 

RF (texto e fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP