Nova lei do abuso de autoridade é analisada em palestra da EJUS

Exposição foi ministrada por Fábio Gallinaro.

 

A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) realizou ontem (11) a palestra Nova lei do abuso de autoridade, proferida pelo assistente jurídico Fábio Gallinaro. O evento foi promovido na sede da Escola, sob a coordenação dos servidores Walter Salles Mendes e Miguel da Costa Santos, com 1.083 inscritos nas modalidades presencial e a distância.

 

Fábio Gallinaro lembrou inicialmente que a lei anterior sobre abuso de autoridade (Lei 4.898/65) ainda está em vigor, uma vez que a nova lei (Lei 13.869/2019) encontra-se em período de vacatio legis, acrescentando que a Lei 4.898/65 possui tipos penais muito abertos, o que foi sanado no novo diploma.

 

O expositor recordou os princípios da administração pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência) para elucidar que não se pautando neles, o agente público poderá cometer abuso de autoridade, havendo não apenas a responsabilização administrativa, mas criminal, presente em ambas as leis.

 

Ele explicou que, de acordo com a Lei 13.869/19, configura abuso de autoridade o ato praticado pelo agente público com a finalidade de prejudicar outrem, beneficiar a si mesmo ou a terceiro ou por mero capricho ou satisfação pessoal. Entretanto, esclareceu que não configura abuso de autoridade divergência na interpretação da lei ou na avaliação de fatos e provas.

 

O palestrante observou que a lei não possui uma definição clara de funcionário público, como ocorre no artigo 327 do Código Penal, mas traz um rol exemplificativo do sujeito ativo para a incursão em um dos tipos penais de abuso de autoridade, sendo que nele podem se enquadrar outros indivíduos que se entenda como funcionários públicos. E acrescentou que um particular pode responder pelo crime de abuso de autoridade como coautor ou participante, desde que conheça a condição do agente público.

 

Elucidou também que os crimes previstos na Lei 13.869/19 são de ação penal pública incondicionada, o que é regra no Código Penal e para o qual o titular para a promoção da ação penal é o Ministério Público, com as devidas exceções previstas. E esclareceu que será admitida ação privada se a ação penal pública não for intentada no prazo legal.

 

Fábio Gallinaro analisou ainda tópicos como os efeitos da condenação e as penas restritivas de direitos e sanções de natureza civil e administrativa, entre outras questões.

 

LS (texto) / RF (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP