Enfam e EPM promovem nova edição do curso ‘Formação de formadores’

Participam ministros e magistrados de vários estados.

 

Magistrados do Tribunal de Justiça de São Paulo, ministros de cortes superiores e integrantes de outros tribunais estaduais e federais iniciaram hoje (14) na EPM o curso Formação de formadores – Nível 1, promovido em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

 

Com três dias de duração, o curso é realizado simultaneamente com dois módulos: Módulo 1 e Módulo Especial. Participam 28 magistrados do Módulo 1 (“Elementos da atividade docente no contexto da Magistratura”) e 16 magistrados do Módulo Epecial (“Reflexões sobre a prática docente”).

 

A abertura dos trabalhos foi feita pelo diretor da EPM, desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez, que proferiu as boas vindas a todos e agradeceu a presença do presidente do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, e do presidente da Enfam, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin. Ele agradeceu também o apoio da Presidência da Corte paulista e a confiança depositada pela Enfam em oferecer o curso na EPM, reiterando a disposição de colaborar no que for necessário.

 

Na sequência, a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Therezinha Cazerta, cumprimentou os integrantes da mesa e compartilhou a satisfação de participar do curso, cuja excelência vem “permitindo uma formação mais consistente dos magistrados, que é o que a sociedade espera para que possamos prestar uma boa jurisdição”.

 

A vice-presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, diretora do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) da Justiça Federal e aluna do curso, afirmou que seu desejo de participar é antigo. “Tenho certeza de que a Enfam vai continuar melhorando, sempre aperfeiçoando algo que idealizamos lá atrás, que é formar juízes para que possamos cada vez mais ter formadores nos cursos para aqueles que iniciam a carreira”.

 

O ministro Herman Benjamin informou algumas prioridades da Enfam para o futuro próximo, como a capacitação para o combate à corrupção, a questão da mulher juíza e a ética judicial. Sobre o curso de formadores, afirmou que é um dos trabalhos mais importantes da Escola. “Os cursos de formação de formadores precisam ser regionalizados”, declarou.  “Nós temos a possibilidade de encontrar na Magistratura brasileira especialistas em todas as matérias. Não há tema debatido no mundo que a Magistratura não esteja antenada. Nós precisamos que os juízes sejam professores uns dos outros, dos ministros e dos desembargadores, isso não é hierárquico. Estou convencido de que esse esforço coletivo da Magistratura dará muitos frutos".

 

O presidente Pinheiro Franco proferiu palavras de acolhida e cumprimentou os integrantes da mesa. “É uma alegria muito grande, a Escola sempre me foi muito cara. Se queremos ir a algum lugar no âmbito da Magistratura, esse caminho passa, necessariamente por uma boa formação, voltada para que possamos entender o nosso papel na sociedade, que possamos entender que sem nos aprofundarmos nunca poderemos semear a paz social”, disse. “Esse efeito multiplicador do curso de formação de formadores é o que mais encanta. É o efeito que buscarei implantar. Nós precisamos formar os nossos juízes, os nossos servidores, é preciso que eles transmitam essas informações, esse conhecimento, principalmente porque nós somos passageiros. A instituição fica e nós temos que deixá-la pronta para o futuro.”

 

Atividades

 

Na sequência, no Módulo 1, conduzido pelo juiz do TJSP José Henrique Rodrigues Torres e pelo pedagogo Erisevelton Silva Lima os magistrados participaram de atividades de capacitação para organizar as aulas vinculadas aos programas de formação inicial e continuada de magistrados. O curso dá ênfase ao desenvolvimento de competências, articulando os elementos teóricos, metodológicos e pedagógicos para o desenvolvimento do planejamento e atendendo às especificidades da formação profissional de magistrados proposta pela Enfam.

 

No Módulo Especial (que corresponde aos módulos 2 e 3), os magistrados participaram de oficinas, exposições, debates e vivências conduzidas pelos juízes federais Marcia Maria Nunes (TRF-2), Vladimir Vitovsky (TRF-2), Taís Schilling (TRF-4) e Vanila Cardoso de Moraes (TRF-1). As atividades do Módulo Especial foram dedicadas à continuidade do desenvolvimento de competências, com ênfase na aplicação das técnicas estudadas.

 

O Módulo Especial contou com etapa prévia de preparação para o encontro, consistente em estudo de material de apoio e contará com uma terceira etapa (desenvolvimento orientado de plano de curso individual), com acompanhamento de tutoria no ambiente Moodle ou por encontros presenciais para os alunos que residem em Brasília.

 

RF (texto) / PS, MA e RF (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP