Confira os cursos e eventos promovidos pela EPM nesta semana

Atividades realizadas de 28/3 a 1/4.

 

Na segunda-feira (28) a aula do 2º Curso de especialização em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos versou sobre o tema “Procedimento da conciliação e suas variáveis – as diferentes técnicas – aplicação em 1º e 2º Graus – efeitos e eficácia”, ministrada pela professora Ligia Cristina de Araujo Bisogni.

 

No mesmo dia, a aula do 11º Curso de especialização em Direito Público teve como tema “Contratos administrativos – inexecução e reequilíbrio econômico-financeiro”, com exposição do professor Fernando Dias Menezes de Almeida.

 

Também na segunda-feira, foi realizado o seminário internacional “O Direito na Quarta Revolução Industrial e Tecnológica: novos paradigmas e desafios”, promovido pela EPM, com o apoio da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), com exposições dos professores Ryan Abbott (Reino Unido e EUA), Elisabetta Rosafio (Itália) e José Manuel Martín Osante (Espanha) e a participação como debatedor do juiz Marco Fábio Morsello.

 

Ainda na segunda-feira, no 6º Curso de especialização em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral, promovido em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP), foi analisado o tema “Crimes eleitorais praticados por candidatos”, com exposição da professora Paula Bajer Fernandes Martins da Costa Zahar.

 

Na terça-feira, foi realizado o evento de apresentação da Coordenadoria da Área de Direito Processual Civil, sob a responsabilidade do desembargador Sérgio Seiji Shimura e do juiz Swarai Cervone de Oliveira, com exposição da professora Teresa Celina de Arruda Alvim, sobre o tema Formas de vinculação de precedentes.

 

No mesmo dia, no 10º Curso de Introdução à Justiça Restaurativa, realizado na plataforma Moodle, foram debatidos os temas “Conceitos de paz, conflito e violência, paz, conflitos, complexidade do fenômeno da violência, e não violência”, com exposição da servidora Andrea Svicero e da juíza Eliane Cristina Cinto.

 

Também na terça-feira, no 7º Curso de especialização em Direito do Consumidor, o desembargador Spencer Almeida Ferreira ministrou aula sobre o tema “Os contratos bancários II – o CDC e as leis que disciplinam as operações e contratos bancários”. A aula também fez parte do curso de extensão universitária “Oferta e proteção contratual no Código de Defesa do Consumidor”.

 

Ainda na terça-feira, o 10º Curso de especialização em Direito Processual Penal teve aula de Metodologia científica, orientação de elaboração de monografia, ministrada pela professora Rosângela Aparecida Ferini Vargas Chede.

 

Na quarta-feira, os integrantes do 5º Núcleo de Estudos em Direito Tributário debateram o tema “Obrigação acessória e livre concorrência”, com exposição do professor Luís Eduardo Schoueri.

 

No mesmo dia, a aula do Módulo III do 8º Curso de especialização em Direito Penal, também oferecido como extensão universitária, foi dedicada ao tema “Corrupção pública e corrupção privada, tratados internacionais, órgãos internacionais de controle e impactos na ordem econômica”, com exposição da professora Ana Elisa Liberatore Silva Bechara.

 

Na quinta-feira, o 11º Curso de especialização em Direito Empresarial teve aula sobre o tema “Elementos imateriais do estabelecimento empresarial, introdução à propriedade industrial e intelectual”, ministrada pela professora Maitê Cecília Fabbri Moro.

 

No mesmo dia, o curso Perícia em Propriedade Intelectual teve debates sobre o tema “Perícia judicial em ações de infração de patentes e desenho industrial”, com exposição dos juízes Luís Felipe Ferrari Bedendi e Maria Rita Rebello Pinho.

 

Também na quinta-feira, os integrantes do Núcleo de Estudos sobre a Nova Lei de Improbidade Administrativa debateram o tema “Impactos da nova lei na jurisprudência das cortes superiores do Brasil, a nova LIA e o CNJ”, com exposição do juiz Richard Paulro Pae Kim.

 

Ainda na quinta-feira, foi realizado o evento de apresentação da Coordenadoria da Área de Direito Processual Penal, sob a responsabilidade do desembargador Hermann Herschander e do juiz Glaucio Roberto Brittes de Araujo, com a palestra “Juiz das garantias e reforma do Código de Processo Penal”, ministrada pelo desembargador Hermann Herschander.

 

No mesmo dia, a aula do 2º Curso de especialização em Direito Civil Patrimonial versou sobre o tema “Lucro cessante e figuras afins”, com exposição da professora Gisela Sampaio da Cruz Costa Guedes.

 

Também na quinta-feira, o 10º Curso de especialização em Direito Processual Penal teve aula de Metodologia científica, orientação de elaboração de monografia, ministrada pela professora Rosângela Aparecida Ferini Vargas Chede.

 

Na sexta-feira (1º), os integrantes da segunda edição do Núcleo de Estudos em História e Memória debateram o tema “Inteligência artificial e tecnologia a serviço de bibliotecas e museus”, com a participação como expositor do professor Aquiles Ratti Alencar Brayner.

 

No mesmo dia, os integrantes do Núcleo de Estudos em Direito Marítimo debateram o tema “Contrato de seguro no Direito Marítimo”, com exposição do professor Paulo Henrique Cremoneze.

 

Ainda na sexta-feira foi realizado o evento de apresentação da Coordenadoria da Área de Direito Eleitoral, sob a responsabilidade do desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia e do juiz Richard Paulro Pae Kim, com palestra do professor Diogo Rais Rodrigues Moreira sobre o tema “Direito Eleitoral Digital”.

 

Por fim, no 5º Curso de especialização em Direito Notarial e Registral foi debatido o tema “Direito Ambiental e Registro de Imóveis”, com exposição do juiz Alvaro Luiz Valery Mirra.

 

RF (texto) / LF (arte)

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP