Formação inicial e aprimoramento dos magistrados são discutidos em evento na EPM

Vladimir Vitovsky foi o expositor.

 

Com o tema “Formação inicial dos magistrados e aprimoramento para fins de vitaliciamento”, foi realizado ontem (7) o evento de Apresentação das Coordenadorias do Curso de Formação Inicial e do Curso de Aperfeiçoamento para Vitaliciamento e Apoio aos Juízes da EPM, com exposição do juiz federal do TRF da 2ª Região Vladimir Santos Vitovsky, formador da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

 

A abertura dos trabalhos foi feita pelo diretor da EPM, desembargador José Maria Câmara Júnior, que agradeceu a participação de todos, em especial do palestrante, e manifestou a satisfação pela realização do evento, ressaltando o trabalho dos coordenadores da área, desembargador Ricardo Cunha Chimenti e juiz Marcos Pimentel Tamassia. “A Escola reforça o compromisso da gestão no sentido de promover maior participação, pluralidade, abertura e modernização, aliada a aspectos de responsabilidade, qualificação e reconhecimento do trabalho consolidado”, salientou o diretor.

 

Ricardo Chimenti agradeceu a direção da Escola e a participação de todos. Ele ressaltou a intenção de aprimorar ainda mais os cursos e ampliar a participação de magistrados e magistradas nas coordenadorias e monitorias dos cursos de formação inicial e vitaliciamento. “Todos os colegas serão muito bem-vindos”, destacou.

 

Vladimir Vitovsky discorreu sobre as diretrizes pedagógicas da Enfam e sobre o planejamento dos cursos de formação inicial e vitaliciamento para magistrados, enfatizando a natureza prática dos cursos e o objetivo de trazer os principais problemas enfrentados na judicatura, incluindo a gestão da unidade jurisdicional, sistemas de informática utilizados, condução do processo nas esferas cível e criminal, técnicas para decidir e julgar, impacto das decisões, relacionamento com outras instituições, entre outras. Ele destacou também a importância da metodologia, da elaboração de um plano de curso contendo os objetivos e estratégias de ensino e aprendizagem, bem como de conhecer a experiência dos ingressantes e do aprendizado mútuo. “A formação inicial e o vitaliciamento constituem um espaço de formação de afetos, de acolhimento”, salientou.

 

RF (texto) / MA (fotos) 


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