EPM realiza encontro presencial do módulo ‘Biblioteca’ do Núcleo de Estudos em História e Memória

Evento teve atividades teóricas e visitas técnicas.

 

Na sexta-feira (29) foi promovido o encerramento do módulo temático “Biblioteca” da segunda edição do Núcleo de Estudos em História e Memória, oferecido como extensão universitária pela EPM. A atividade foi realizada presencialmente na biblioteca da Escola, com exposição do professor Fabiano Cataldo de Azevedo, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e complementada com visitas à Biblioteca Central do Tribunal de Justiça de São Paulo e à biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Fadusp).

 

A abertura dos trabalhos foi feita pela desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani, coordenadora do núcleo de estudos, que agradeceu a participação de todos e o apoio da direção da Escola, da supervisão da Biblioteca do TJSP e da direção da Fadusp para a realização da atividade, bem como a colaboração das equipes técnicas das bibliotecas e dos funcionários da EPM. Ela recordou a realização da primeira edição do Núcleo de Estudos em História e Memória, de novembro de 2020 a novembro de 2021, salientando que os trabalhos do núcleo deram origem a duas edições dos Cadernos Jurídicos, com 25 artigos. “Esse diálogo sem fronteiras tem se mostrado muito produtivo para o intercâmbio do conhecimento e o desenvolvimento das atividades do núcleo de estudos”, ressaltou.

 

A professora Maria Cristina De Cicco, docente da Universidade de Camerino (Itália) e palestrante do núcleo de estudos, destacou a importância do núcleo e da preservação do arquivo e da memória e falou sobre o acervo da biblioteca da Universidade de Camerino. Ela lembrou que o terremoto que atingiu a cidade de Camerino em 2016 não causou danos aos livros, porque a biblioteca estava localizada no subsolo, mas impossibilitou o acesso ao acervo pelos próprios funcionários durante algum tempo. “Eles precisaram se reinventar e isso contribuiu para o desenvolvimento tecnológico, com a implementação de imensas bases de dados”, frisou, informando que a biblioteca conta com 250 mil volumes, sendo oito mil livros eletrônicos, 2,9 mil periódicos impressos e 4,5 mil eletrônicos.

 

O juiz Carlos Alexandre Böttcher, também coordenador do núcleo de estudos, salientou a alegria pela realização do evento presencial e agradeceu a presença de todos. Ele destacou a abertura de inscrições para as palestras do núcleo de estudos a alunos não matriculados, lembrando que ainda é possível efetuar a inscrição para a palestra da próxima sexta-feira (6), que versará sobre os 90 anos da Justiça Eleitoral.

 

Fabiano Cataldo agradeceu o convite e a participação de todos e parabenizou os coordenadores do núcleo de estudos pela iniciativa, esforço e consciência no trabalho com a memória, fazendo votos pela sua continuidade. Ele observou que a sociedade está cada vez mais voltada ao aceleramento, ao descarte e ao fútil, dando menos importância à memória e ao futuro e enfatizou a honra em participar de um evento que envolve o Direito e a Biblioteconomia. “Ao menos desde a Idade Média, muitos advogados foram bibliotecários e formaram suas bibliotecas e graças a elas existem tantas coleções no mundo. São duas áreas que pensam muito na memória, na tradição e no futuro”, frisou.

 

Também participou da abertura do evento o juiz Luiz Renato Bariani Pérez, coordenador da área de Iniciação Funcional e Aperfeiçoamento para Servidores da EPM.

 

Na sequência, os alunos participaram de uma exposição sobre a teoria e prática do patrimônio bibliográfico na área jurídica na Biblioteca da EPM.

 

As atividades tiveram continuidade à tarde com visitas à Biblioteca Central do TJSP, localizada no prédio de gabinetes da Seção de Direito Público (MMDC), sob a supervisão da diretora de Gestão do Conhecimento Judiciário (DGJUD), Luciana Vassalo Cano Garcia.

 

O encontro foi encerrado com uma visita à biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Fadusp). Na ocasião, o juiz Carlos Böttcher entregou as edições dos Cadernos Jurídicos para a chefe técnica do Serviço de Biblioteca e Documentação da biblioteca da Fadusp, Maria Lucia Beffa, autora de um dos artigos da coletânea, em parceria com Luciana Maria Napoleone, supervisora da Seção de Biblioteca do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, também presente ao encontro.

 

MA (texto) / RF, MA, CB, LN e LV (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP