EPM inicia curso de formação de facilitadores em processos circulares na capital, em Itapetininga e em Barueri

Técnica é aplicada na Justiça Restaurativa.

 

Com exposições sobre o tema “Introdução aos processos circulares”, tiveram início na última semana cursos de formação de facilitadores em processos circulares na capital (19), em Itapetininga (17) e em Barueri (21). Os cursos são coordenados pelo juiz Egberto de Almeida Penido, com coordenação adjunta dos juízes Eliane Cristina Cinto, Marcelo da Cunha Bergo, Marcelo Nalesso Salmaso e Vanessa Vaitekunas Zapater e da servidora Andrea Svicero.

 

O objetivo do curso é formar facilitadores para atuarem em processos de Justiça Restaurativa no Judiciário e na comunidade. É direcionado a magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, equipe técnica e demais profissionais da rede de garantia de direitos que tenham concluído o curso de introdução à Justiça Restaurativa e que estejam envolvidos na implantação ou execução de projetos na área, em parceria com o TJSP. Participam alunos de diversas áreas de formação, como Serviço Social, Psicologia, Direito, Pedagogia e Letras, entre outras.

 

Os cursos são os primeiros de formação em Justiça Restaurativa realizados na modalidade presencial após a pandemia. Na capital as aulas são ministradas na EPM por Andrea Svicero. Em Itapetininga os professores são Carla Donnamaria e Luis Alexandre Faulim e em Barueri as exposições estão a cargo de Sabrina Paroli e Josiane Moraes.

 

A programação terá mais cinco aulas sobre elementos estruturais dos círculos de construção de paz, planejamento e organização de processos circulares, facilitação de processos circulares pelos alunos, processos circulares de reparação de danos e transformação de conflitos e planejamento de ações nos respectivos locais de trabalho.

 

A EPM também promoverá o curso de formação de facilitadores em processos circulares em Sertãozinho. As inscrições podem ser feitas até quinta-feira (27).

 

RF (texto) / RF e divulgação (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP