Normas internacionais de contabilidade pública são analisadas na EPM

No dia 3 de novembro, o coordenador-geral de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó da Silva (foto), ministrou o seminário “Novos Padrões Internacionais Aplicados à Contabilidade Pública” na EPM. 

O seminário foi promovido pela Secretaria de Orçamento, Contabilidade e Finanças do TJSP e pela EPM e teve a participação de contadores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e do Tribunal de Justiça Militar, entre outros profissionais. 

A abertura do evento foi realizada pelo desembargador Luiz Edmundo Marrey Uint, secretário-geral e tesoureiro da EPM, e teve a presença da secretária de Orçamento, Contabilidade e Finanças do TJSP, Neusa Pereira da Silva Hopp, e de Luiz Carlos Vinhas. 

Em sua exposição, Paulo Henrique Feijó da Silva explicou que a adequação das práticas contábeis do Setor Público às normas internacionais implica em profundas mudanças. “Esse é o momento ideal para aqueles que ingressam na área contábil, porque mudou tudo”, observou. 

Ele salientou que o novo modelo enfatiza a noção de Contabilidade como ciência, valorizando aspectos conceituais e a visão patrimonial, ponderando que, em geral, ela é confundida com o orçamento. “A Contabilidade é patrimônio, com os registros do ativo e do passivo”, ressaltou.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP