Nota de pesar pelo falecimento do ministro Sanseverino
Ministro integrava o STJ desde 2010.
A Escola Paulista da Magistratura associa-se às manifestações de pesar pelo falecimento do ministro do Superior Tribunal de Justiça Paulo de Tarso Sanseverino, ocorrido no sábado (8).
O ministro Sanseverino iniciou a carreira como juiz em 1986 no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, sendo promovido a desembargador em 1999. Também foi servidor do TJRS e do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, promotor de Justiça e juiz eleitoral. O ministro ingressou no STJ em 2010.
No STJ atuava na Terceira Turma e na Segunda Seção, especializadas em Direito Privado. Também integrou a Corte Especial e presidiu a Comissão Gestora de Precedentes do STJ, atuando de forma marcante para incentivar e viabilizar o uso dos precedentes qualificados e a uniformização da jurisprudência nacional. Atuava ainda como ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral desde novembro de 2021.
Mestre e doutor na área de Responsabilidade Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o ministro Sanseverino participou de ações pedagógicas
da EPM, como palestrante em cursos e eventos sobre direito processual civil, direito do consumidor e proteção de dados. A última palestra proferida pelo ministro na EPM aconteceu em 2021, no 10° Curso de especialização em Direito Processual Civil, quando discorreu sobre o tema “Sistema de precedentes e uniformização de jurisprudência: incidente de resolução de demandas repetitivas e de assunção de competência”.
Sem dúvida um magistrado comprometido com as causas e desafios da justiça brasileira, que certamente deixa um legado para todos.
MA (texto) / Divulgação (foto)