Juízes do 189º Concurso visitam Complexo Judiciário ‘Ministro Mário Guimarães’ e participam de palestra sobre gerenciamento de crise

Comandante-geral da PM palestrou aos juízes.

Os juízes substitutos do 189º Concurso de Ingresso visitaram ontem (17) o Fórum Criminal “Ministro Mario Guimarães”, onde conheceram o setor de audiências de custódia do Departamento de Execução Criminal (Deecrim) e participaram da palestra “Gerenciamento de crise”, proferida pelo comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Cássio Araújo de Freitas. O evento teve a participação do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe; e dos desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça) e José Maria Câmara Junior, diretor da EPM. A visita fez parte da programação do Curso de Formação Inicial da Escola.

Os juízes foram recebidos pelo juiz diretor do Fórum, Helio Narvaez, integrante da coordenação do curso, e participaram de exposição sobre as estratégias de segurança e prevenção de ocorrências, ministrada pelo tenente-coronel PM Claudio Angelini, sub-chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP. Em seguida, visitaram a carceragem, onde participaram da palestra do capitão PM Cristiano Roberto Tonon sobre os cuidados na guarda e na condução dos presos às salas de audiências. Na sequência, os juízes percorreram o setor de audiências de custódia e reuniram-se na sala “Doutor Benedito Roberto Garcia Pozzer”.

Em seguida, o comandante-geral, coronel PM Cássio Araújo de Freitas apresentou um panorama da instituição e explanou sobre gerenciamento de crise, atuação da PM no estado e metodologia de crises continuadas, que visa a prevenção de ocorrências. Ele esclareceu as estratégias para otimização dos recursos humanos e tecnológicos e o programa de aquisição de equipamentos.  Também falou sobre a iminente inauguração da Escola de Inteligência da PM e sobre o aplicativo “190SP”, desenvolvido pela própria PM, que oferece interface rápida para o cidadão obter atendimento e que agora conta com a modalidade de segurança escolar. Ele explicou que alimentar e realimentar determinado episódio por meio das redes sociais estimula a ocorrência de outros episódios e ressaltou que precisa haver maior divulgação das ações e resultados positivos da PM para que o cidadão tenha o sentimento de segurança. 

O comandante também discorreu sobre o Plano de Policiamento Inteligente e ressaltou a queda nos índices de violência na cidade de São Paulo desde a década de 1990. Esclareceu que nessa época, o índice de homicídios era de 40 por 100 mil habitantes e atualmente é de quatro por 100 mil. Atribuiu o sucesso ao policiamento inteligente e destacou ainda a preocupação com áreas emblemáticas. “Minha maior preocupação é trabalhar para que a PM consiga responder aos chamados em sete minutos”, frisou e destacou que no recente desastre ocorrido em São Sebastião a primeira viatura chegou ao local em três minutos, em razão do uso do aplicativo “190SP”. Por fim, destacou os convênios firmados com o TJSP e agradeceu o apoio do presidente Ricardo Anafe. “Quando assinamos um convênio todos saem ganhando, principalmente a sociedade”, ressaltou.

O presidente Ricardo Anafe encerrou o encontro, enaltecendo a atuação da Polícia Militar no Estado de São Paulo e ressaltando as ações conjuntas, como o Projeto Vida (Vigilância, Inteligência, Defesa e Ação), idealizado por magistrados de Sertãozinho em parceria com o comandante do batalhão local. Ele também chamou atenção para as câmeras nas fardas dos policiais, cujas imagens são visualizadas nas audiências de custódia. “É um sistema sofisticado, que funciona muito bem e resulta em prova. A imagem do flagrante é importantíssima para o processo, especialmente em relação à custódia”, finalizou.

Também participaram do evento os coordenadores-gerais do Curso de Formação Inicial, desembargador Ricardo Cunha Chimenti e juiz Marcos Pimentel Tamassia; o juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo, integrante da coordenação do curso; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Miguel Elias Daffara; o capitão PM Ricardo Costacurta Filho e os primeiros-tenentes PM Danielle Cruz, Gabriel Cabral de Oliveira dos Santos e Luciano Mazário Dias, entre outros oficiais da APMTJ e integrantes da Polícia Militar.

RF (texto) / RF e PS (fotos)
 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP