Juízes do 189º Concurso iniciam a fase de prestação jurisdicional monitorada
Juízes prestam auxílio sentença e fazem estágio nas varas.
A décima semana do Curso de Formação Inicial promovido pela EPM para os juízes do 189º Concurso de Ingresso, realizada de 17 a 20 de abril, foi marcada pela designação para prestar auxílio-sentença e pela designação de estágio nas varas, além de exposições sobre segurança institucional, gerenciamento de crise e visita ao Departamento de Execução Criminal (Deecrim) no Fórum Criminal “Ministro Mario Guimarães”.
Na manhã de segunda-feira (17), os juízes substitutos iniciaram a prestação jurisdicional com o auxílio sentença monitorado. Ainda na parte da manhã, o desembargador Edison Aparecido Brandão explanou aos magistrados sobre segurança institucional. Participaram do evento os desembargadores José Maria Câmara Junior, diretor da EPM; e Ricardo Cunha Chimenti, coordenador-geral do curso; e os juízes Sérgio Araújo Gomes, Thiago Massao Cortizo Teraoka e Eduardo Palma Pellegrinelli, integrantes da coordenação.
Na parte da tarde, os juízes visitaram o Fórum Criminal “Ministro Mario Guimarães”, onde conheceram o setor de audiências de custódia do Departamento de Execução Criminal (Deecrim) e participaram de palestras sobre gerenciamento de crise, proferida pelo comandante-geral da Polícia Militar do estado de São Paulo, coronel PM Cássio Araújo de Freitas; estratégias de segurança e prevenção de ocorrências, ministrada pelo tenente-coronel PM Claudio Angelini, sub-chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP; e cuidados na guarda e na condução dos presos às salas de audiências, proferida pelo capitão PM Cristiano Roberto Tonon. Na ocasião, os juízes conheceram a carceragem e percorreram o setor de audiências de custódia.
O evento teve a participação do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe; dos desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger, vice-presidente do TJSP; Fernando Antonio Torres Garcia, corregedor-geral da Justiça; José Maria Câmara Junior e Ricardo Chimenti; dos juízes Marcos Tamassia, Helio Narvaez (diretor do Fórum) e Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo, integrantes da coordenação do curso; do chefe da APMTJ, coronel PM Miguel Elias Daffara; do capitão PM Ricardo Costacurta Filho e dos primeiros-tenentes PM Danielle Cruz, Gabriel Cabral de Oliveira dos Santos e Luciano Mazário Dias, entre outros oficiais da APMTJ e integrantes da Polícia Militar.
Nas manhãs de terça e quarta-feira e de hoje (20), os juízes prestaram auxílio sentença monitorado, com a participação dos juízes Marcos Tamassia, Rodrigo Camargo, Márcio Teixeira Laranjo, Laura de Mattos Almeida e Maria Fernanda Belli, integrantes da coordenação. Na parte da tarde, fizeram estágios em varas cíveis, da família, criminais, dos juizados especiais e da Fazenda Pública, fazendo rodízio entre as especialidades das varas.
RF (texto) / RF e MB (fotos)