EPM inicia curso de italiano jurídico para magistrados

Aulas são ministradas pelo professor Francesco D’Ippolito.
 
A Escola Paulista da Magistratura (EPM) iniciou hoje (2) o curso Italiano jurídico, ministrado para magistrados pelo professor Francesco D’Ippolito. Realizado de maneira presencial e on-line, o curso tem 12 aulas, com temas sobre o sistema jurídico e político-administrativo italiano atual e a sua formação histórica.
 
A abertura dos trabalhos foi feita pelo vice-diretor da EPM, desembargador Gilson Delgado Miranda, que agradeceu a participação de todos, em especial do palestrante, e o trabalho do coordenador, juiz Carlos Alexandre Böttcher, e dos servidores da Escola. Ele salientou a satisfação pelo início do curso e destacou que a EPM está realizando ações para promover o intercâmbio cultural internacional. E lembrou o convênio  recentemente firmado com a Escola Superior da Magistratura Italiana.
 
O juiz Carlos Böttcher agradeceu o apoio da direção da EPM e a participação de todos, especialmente do palestrante. Ele ressaltou a importância do curso para o aprimoramento da formação cultural e humanista dos magistrados, além de contribuir para as iniciativas de internacionalização da Escola. Destacou também os recentes convênios celebrados pela Escola para descontos nos cursos de alemão e alemão jurídico do Instituto Goethe e de italiano do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro.
 
Em sua exposição, Francesco D’Ippolito discorreu sobre o tema “Constituição Republicana de 1948 e breve abordagem histórica sobre a formação do Estado italiano unitário”, a partir da situação dos estados independentes em 1815, passando pelo Estatuto Albertino de 1848, a unificação italiana de 1861 até o advento da Constituição da República Italiana de 1948. Nas próximas aulas, serão discutidos temas do Direito Constitucional italiano, abordando questões relacionadas à Presidência da República, à Corte Constitucional, à Magistratura, aos direitos fundamentais, à cidadania e à União Europeia, entre outros. 
 
RF (texto e fotos) / Reprodução (imagens) 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP